Curiosidades

Quem era a deusa grega da Lua? Veja mais um mistério da mitologia grega

Quem era a deusa grega da Lua? Veja mais um mistério da mitologia grega
By     -   On

A mitologia grega é rica em deuses e deusas, cada um com seus poderes e domínios específicos. Enquanto que a Lua é misteriosa, associada ao amor e à beleza da noite. Porém, quando pensamos na Lua, já passou pela sua cabeça que há uma deusa que a representa? Bem, confira a seguir e descubra qual é a deusa grega que representa a Lua. Quem sabe você irá se interessar pelo eu nome e até colocá-lo em alguém querido?

Quem era a deusa da Lua?

Antes de mais nada, a deusa da Lua era Selene. Selene era filha dos titãs Hipérion e Tea, e irmã de Hélio, o deus do sol, e Eos, a deusa da aurora. Os gregos antigos a adoravam, pois era a personificação da Lua.

Descrita como uma mulher jovem e bela, Selene era frequentemente retratada carregando uma tocha ou uma lua crescente em suas mãos. Além disso, ela viajava pelos céus todas as noites em uma carruagem prateada, iluminando a escuridão com o brilho suave de sua luz lunar. Mas antes disso, se banhava no mar.

Qual era a história de Selene?

A história de Selene está intimamente ligada ao mito do belo pastor Endímion. Segundo a lenda, Selene se apaixonou perdidamente por Endímion e, todas as noites, ela o visitava enquanto ele dormia em uma caverna no Monte Latmos.

Então, encantada por sua beleza, Selene implorou a Zeus que concedesse ao seu amor a imortalidade.

Assim, Zeus, tocado pela devoção da deusa, concedeu-lhe o desejo, fazendo com que Endímion permanecesse eternamente jovem e adormecido, para que Selene pudesse visitá-lo todas as noites.

Então, essa história te faz pensar em algo? Bem, como tudo na mitologia grega, os gregos criavas os mitos para explicar fatos da vida real. Assim, esse amor trágico e eterno entre Selene e Endímion simboliza a relação entre a lua e a noite. Inclusive é uma das lendas mais conhecidas.

Leia mais: Teste de personalidade: descubra aqui qual deusa grega você seria

A relação de Selene com outros deuses

Além de seu amor por Endímion, Selene também teve relações com outros deuses e mortais. Por exemplo, ela se uniu a Zeus e deu à luz às deusas Menelau e Pandia. Também se envolveu com o deus Pã, com quem teve vários filhos, incluindo o rei latino Latino e a ninfa Nemeia. Na verdade, a deusa era conhecida pelos seus inúmeros casos amorosos.

Embora Selene fosse principalmente associada à lua, ela também era vista como uma deusa da fertilidade e da renovação. Sua influência se estendia além da noite e da lua, abrangendo o ciclo da vida e a regeneração da natureza.

Leia mais: 10 palavras gregas que você sabe o significado e nem imaginava

O culto a Selene e o seu nome

O culto a Selene era mais comum nas regiões da Grécia onde a lua era particularmente adorada, como em Éfeso e Rodes. Templos dedicados a ela foram construídos nessas áreas, onde os adoradores ofereciam orações e sacrifícios em sua honra. Inclusive, você pode conferir os principais templos gregos que existem até hoje aqui.

Os festivais em homenagem a Selene eram realizados durante as fases da lua, especialmente nas noites de lua cheia. Durante essas celebrações, as pessoas se reuniam para dançar, cantar e oferecer presentes à deusa lunar.

Hoje, o seu nome é um dos considerados mais bonitos da Grécia, apesar de não ser tão comum.

Embora o culto a Selene tenha diminuído ao longo dos séculos, seu legado permanece vivo nas histórias e nas representações artísticas que nos foram transmitidas. Assim como a Lua, a sua história tem muito mistério e muita beleza envolvida.

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.