Você sabe qual é a diferença entre atrás, de trás, trás e detrás?

Entenda de uma vez por todas a forma correta de utilização de cada palavra.

Você já se pegou confuso ao pensar na diferença entre estas palavras “atrás, trás, de trás e detrás” na hora de escrever ou falar? Essas palavras, embora pareçam similares, têm significados distintos e usos específicos. Vamos desvendar o mistério por trás de cada uma delas.

A diferença em cada termo

Atrás:

Usada para indicar posição na parte superior ou retaguarda, “atrás” pode ser empregada isoladamente ou acompanhada da preposição “de”. Por exemplo: “Fui atrás dele, mas não o encontrei.”

LEIA MAIS: 10 sobrenomes indicam que você tem descendência romana: tem algum deles?

Trás:

Essa palavra, por sua vez, é um advérbio de lugar que significa “na parte posterior” ou “depois”. Sempre é precedida por uma preposição, como “de”, “por” ou “desde”. Exemplo: “Sua verdadeira face saiu de trás da máscara.”

De trás:

Quando você quer se referir à origem ou anterioridade de algo, usa-se “de trás”. Essa expressão é formada pela preposição “de” e pelo advérbio “trás”. Por exemplo: “Ele tirou a blusa de trás do guarda-roupa.”

Detrás:

Similar a “de trás”, “detrás” também indica um local na parte superior de algo ou na retaguarda. É formada pela preposição “de” e pelo advérbio “trás”. Porém, neste caso, serve para indicar algo em localização mais perto e exata. Exemplo: “Os bebês estavam na cadeirinha detrás da camionete.”

LEIA MAIS: Troque estas duas palavras no seu vocabulário e veja a mágica acontecer

Exemplos práticos

– “Atrás”: meu tio fica atrás da moça bonita da rua 45.

– “Trás”: minha colega acabou indo para trás da multidão porque o som estava alto.

– “De trás”: Eduardo pegou o vaso de flores de trás da caixa de livros.

– “Detrás”: encontrei o relógio detrás da pilha de roupas.

Desvendar a diferença entre “de trás”, “atrás”, “trás” e “detrás” é um passo importante para aprimorar seu domínio da língua portuguesa.

Agora, com exemplos claros em mente, você pode usar cada termo adequadamente em suas comunicações. Lembre-se, dominar as sutilezas da língua é uma forma de se destacar na escrita e na fala.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também