Por que você NUNCA deve fazer lista de prós e contras para tomar uma decisão?

Provavelmente você já fez uma lista com motivos contra e a favor para escolher um caminho. Venha entender os motivos para abandonar esse hábito.

Ficar em dúvida acerca de alguma decisão é muito comum, algumas pessoas são mais indecisas que outras, mas esse é um comportamento natural do ser humano. Em cenários duvidosos, sempre nos é orientado fazer uma lista de prós e contras, no entanto, esse não é o caminho mais confiável a seguir.

Entenda os motivos para abonar a lista de prós e contras

A lista de prós e contras é uma farsa?

Sim! A sua vida foi uma mentira! A lista de prós e contras, tão aconselhada por todos, não é a melhor opção em muitos casos. Questões complexas e difíceis não podem ser solucionadas com uma simples lista onde, muitas vezes, não é feita da maneira correta.

Afinal, é preciso estar sem preferências e longe de julgamentos, coisas que já possuímos na maioria das vezes que iniciamos a lista. Annie Duke, especialista nas tomadas de decisões, afirma que quando pensamos muito sobre algo, na verdade, nós já chegamos a uma decisão. Por isso, se for positiva terá muitos prós, e se for negativa será repleta de contras.

LEIA MAIS: 5 Hábitos diários que ACABAM com a sua produtividade ; Veja o que fazer!

LEIA MAIS: Como ser sua melhor versão? 5 hábitos simples para viver o MELHOR da vida!

Por que não fazer lista de prós e contras?

Duke ainda afirma que metas e resoluções precisam de um “plano B” ou uma saída de emergência caso não aconteçam. Além disso, uma lista de prós e contras apenas amplifica a polarização das suas opções que deveria ser muito mais ampla.

Além disso, a lista não expressa a magnitude do problema. Ou seja, todos esses prós realmente pesam a mesma intensidade dos contras? É possível compará-los? Observe o seguinte exemplo: uma mulher pensa em pedir demissão, ela trabalha com um chefe abusivo (fato “pró” demissão), no entanto, o restaurante da empresa é muito bom (fato “contra” demissão) e a sua amiga te dá carona todos os dias até lá (outro fato “contra”).

Então, nessa situação podemos ver 1 pró e 2 contras, pelas regras naturais da lista, ela não deveria se demitir, pois existem vantagens no emprego atual. No entanto, o fato do seu chefe ser abusivo deveria pesar muito mais nesse julgamento, descredibilizando totalmente o formato de decisão por lista.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais