Dicas

Por que você NUNCA deve fazer lista de prós e contras para tomar uma decisão?

Por que você NUNCA deve fazer lista de prós e contras para tomar uma decisão?
By     -   On

Ficar em dúvida acerca de alguma decisão é muito comum, algumas pessoas são mais indecisas que outras, mas esse é um comportamento natural do ser humano. Em cenários duvidosos, sempre nos é orientado fazer uma lista de prós e contras, no entanto, esse não é o caminho mais confiável a seguir.

Entenda os motivos para abonar a lista de prós e contras

A lista de prós e contras é uma farsa?

Sim! A sua vida foi uma mentira! A lista de prós e contras, tão aconselhada por todos, não é a melhor opção em muitos casos. Questões complexas e difíceis não podem ser solucionadas com uma simples lista onde, muitas vezes, não é feita da maneira correta.

Afinal, é preciso estar sem preferências e longe de julgamentos, coisas que já possuímos na maioria das vezes que iniciamos a lista. Annie Duke, especialista nas tomadas de decisões, afirma que quando pensamos muito sobre algo, na verdade, nós já chegamos a uma decisão. Por isso, se for positiva terá muitos prós, e se for negativa será repleta de contras.

LEIA MAIS: 5 Hábitos diários que ACABAM com a sua produtividade ; Veja o que fazer!

LEIA MAIS: Como ser sua melhor versão? 5 hábitos simples para viver o MELHOR da vida!

Por que não fazer lista de prós e contras?

Duke ainda afirma que metas e resoluções precisam de um “plano B” ou uma saída de emergência caso não aconteçam. Além disso, uma lista de prós e contras apenas amplifica a polarização das suas opções que deveria ser muito mais ampla.

Além disso, a lista não expressa a magnitude do problema. Ou seja, todos esses prós realmente pesam a mesma intensidade dos contras? É possível compará-los? Observe o seguinte exemplo: uma mulher pensa em pedir demissão, ela trabalha com um chefe abusivo (fato “pró” demissão), no entanto, o restaurante da empresa é muito bom (fato “contra” demissão) e a sua amiga te dá carona todos os dias até lá (outro fato “contra”).

Então, nessa situação podemos ver 1 pró e 2 contras, pelas regras naturais da lista, ela não deveria se demitir, pois existem vantagens no emprego atual. No entanto, o fato do seu chefe ser abusivo deveria pesar muito mais nesse julgamento, descredibilizando totalmente o formato de decisão por lista.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.