Brazil Greece

»

»

Eros e psiquê: a história de amor mais linda da mitologia grega

| Em 21/01/2024 às 14:24
Freepik.

A mitologia grega é repleta de histórias surpreendentes. Mas uma das mais belas e emocionantes é a história de amor entre Eros e Psiquê. Essa história encantadora nos mostra que o amor verdadeiro pode superar todos os obstáculos e desafios. Por isso, confira a seguir.

O nascimento de Eros

Eros, também conhecido como Cupido, é o deus do amor e do desejo. Segundo a mitologia grega, ele é filho de Afrodite, a deusa do amor e da beleza. Além disso, ele é retratado como um jovem alado, com um arco e flechas, capaz de fazer com que as pessoas se apaixonem.

O encontro de Eros e Psiquê

Enquanto isso, psiquê era uma mortal de extrema beleza, tão bela que despertou a inveja de Afrodite. Então, a deusa, furiosa com a atenção que os homens estavam dando a Psiquê, ordenou que seu filho Eros a fizesse se apaixonar por um homem horrível e indesejável.

No entanto, quando Eros viu Psiquê pela primeira vez, ele se apaixonou perdidamente por ela. Assim, ele não conseguiu cumprir a ordem de sua mãe e, em vez disso, decidiu ajudar Psiquê a encontrar um amor verdadeiro.

Leia mais: O escudo lendário de Aquiles que ninguém conseguia atravessar, grego mostra

A prova de amor

Então, Eros e Psiquê começaram a se encontrar secretamente, mas Psiquê nunca podia ver o rosto de Eros, pois ele só aparecia à noite e sempre mantinha seu rosto escondido. Portanto, ela vivia em um constante estado de felicidade, mas também de incerteza.

Ambos sabiam que a desobediência de Psiquê poderia ter consequências terríveis. Então eles decidiram que ela nunca deveria tentar ver o rosto de Eros. No entanto, a curiosidade acabou vencendo Psiquê e, uma noite, ela acendeu uma vela para ver o rosto de seu amado.

Infelizmente, uma gota de óleo quente caiu do candelabro e acordou Eros. Ele ficou furioso com a desobediência de Psiquê e decidiu deixá-la. Então, desesperada, ela decidiu procurar por Eros e pedir seu perdão.

Leia mais: Percy Jackson e os Olimpianos: diferenças entre o livro e a série

A busca de Psiquê

Psiquê enfrentou diversas provações em sua busca por Eros. Ela foi submetida a tarefas impossíveis por Afrodite, que estava determinada a separá-los. No entanto, com a ajuda de outros deuses, conseguiu superar cada desafio.

Finalmente, ela chegou ao palácio de Afrodite e implorou por sua ajuda. Então, comovida pela coragem e determinação de Psiquê, Afrodite decidiu ajudá-la. Ela deu a Psiquê uma caixa e disse para não abri-la de jeito nenhum.

O despertar de Eros

Porém, Psiquê, tentada pela curiosidade, abriu a caixa. No entanto, em vez de encontrar algo terrível, ela encontrou um sono profundo. Eros, que havia se recuperado de sua raiva, viu Psiquê adormecida e decidiu acordá-la com um beijo.

Quando Psiquê acordou, Eros a abraçou e pediu desculpas por tê-la deixado. Os dois se reconciliaram e finalmente puderam ficar juntos, vivendo uma vida de amor e felicidade.

Leia mais: Receita de melomakarona grega: um grego te ensina a fazer

O significado da história

A história de Eros e Psiquê nos ensina que o amor verdadeiro é capaz de superar todas as dificuldades. Ela nos mostra que devemos ser fiéis aos nossos sentimentos e lutar por aquilo que amamos, mesmo quando enfrentamos desafios e obstáculos.

Além disso, a história também nos alerta sobre os perigos da curiosidade excessiva.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest