Brazil Greece

»

»

Eros e psiquê: a história de amor mais linda da mitologia grega

| Em 21/01/2024 às 14:24
Freepik.

A mitologia grega é repleta de histórias surpreendentes. Mas uma das mais belas e emocionantes é a história de amor entre Eros e Psiquê. Essa história encantadora nos mostra que o amor verdadeiro pode superar todos os obstáculos e desafios. Por isso, confira a seguir.

O nascimento de Eros

Eros, também conhecido como Cupido, é o deus do amor e do desejo. Segundo a mitologia grega, ele é filho de Afrodite, a deusa do amor e da beleza. Além disso, ele é retratado como um jovem alado, com um arco e flechas, capaz de fazer com que as pessoas se apaixonem.

O encontro de Eros e Psiquê

Enquanto isso, psiquê era uma mortal de extrema beleza, tão bela que despertou a inveja de Afrodite. Então, a deusa, furiosa com a atenção que os homens estavam dando a Psiquê, ordenou que seu filho Eros a fizesse se apaixonar por um homem horrível e indesejável.

No entanto, quando Eros viu Psiquê pela primeira vez, ele se apaixonou perdidamente por ela. Assim, ele não conseguiu cumprir a ordem de sua mãe e, em vez disso, decidiu ajudar Psiquê a encontrar um amor verdadeiro.

Leia mais: O escudo lendário de Aquiles que ninguém conseguia atravessar, grego mostra

A prova de amor

Então, Eros e Psiquê começaram a se encontrar secretamente, mas Psiquê nunca podia ver o rosto de Eros, pois ele só aparecia à noite e sempre mantinha seu rosto escondido. Portanto, ela vivia em um constante estado de felicidade, mas também de incerteza.

Ambos sabiam que a desobediência de Psiquê poderia ter consequências terríveis. Então eles decidiram que ela nunca deveria tentar ver o rosto de Eros. No entanto, a curiosidade acabou vencendo Psiquê e, uma noite, ela acendeu uma vela para ver o rosto de seu amado.

Infelizmente, uma gota de óleo quente caiu do candelabro e acordou Eros. Ele ficou furioso com a desobediência de Psiquê e decidiu deixá-la. Então, desesperada, ela decidiu procurar por Eros e pedir seu perdão.

Leia mais: Percy Jackson e os Olimpianos: diferenças entre o livro e a série

A busca de Psiquê

Psiquê enfrentou diversas provações em sua busca por Eros. Ela foi submetida a tarefas impossíveis por Afrodite, que estava determinada a separá-los. No entanto, com a ajuda de outros deuses, conseguiu superar cada desafio.

Finalmente, ela chegou ao palácio de Afrodite e implorou por sua ajuda. Então, comovida pela coragem e determinação de Psiquê, Afrodite decidiu ajudá-la. Ela deu a Psiquê uma caixa e disse para não abri-la de jeito nenhum.

O despertar de Eros

Porém, Psiquê, tentada pela curiosidade, abriu a caixa. No entanto, em vez de encontrar algo terrível, ela encontrou um sono profundo. Eros, que havia se recuperado de sua raiva, viu Psiquê adormecida e decidiu acordá-la com um beijo.

Quando Psiquê acordou, Eros a abraçou e pediu desculpas por tê-la deixado. Os dois se reconciliaram e finalmente puderam ficar juntos, vivendo uma vida de amor e felicidade.

Leia mais: Receita de melomakarona grega: um grego te ensina a fazer

O significado da história

A história de Eros e Psiquê nos ensina que o amor verdadeiro é capaz de superar todas as dificuldades. Ela nos mostra que devemos ser fiéis aos nossos sentimentos e lutar por aquilo que amamos, mesmo quando enfrentamos desafios e obstáculos.

Além disso, a história também nos alerta sobre os perigos da curiosidade excessiva.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

As pessoas sempre buscaram relacionar traços de personalidade com elementos da natureza, como astros, animais e símbolos culturais. Agora, uma curiosidade que circula nas redes sociais conecta o ano de nascimento de cada um a diferentes raças de cães. A ideia mistura...

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Ao ouvir a palavra "camelo", a imagem mais comum que vem à mente é a de um animal resistente, atravessando dunas sob um sol escaldante. Mas quando pensamos em vários camelos juntos, surge uma dúvida curiosa: qual é o nome do coletivo desse grupo? A resposta é um termo...

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

Manter relações equilibradas, seja no amor, no trabalho ou na família, depende muito da forma como nos comunicamos. Palavras têm força, e não apenas pelo que dizem, mas também pela maneira como são ditas. Um diálogo pode aproximar ou afastar, curar feridas ou abrir...

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

“Só um cafezinho?”, “você pode esperar só um minutinho?”, “trouxe uma lembrancinha para você.” Se você já ouviu, ou costuma usar, expressões assim, saiba que não está sozinho. O hábito de falar no diminutivo é bastante comum, especialmente entre brasileiros e gregos,...

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Cinco séculos após a morte de Leonardo da Vinci, um novo capítulo se abre sobre sua contribuição não só para a arte, mas também para a arquitetura e engenharia. Um manuscrito restaurado recentemente revelou informações detalhadas sobre túneis subterrâneos escondidos...

O que seu nascimento revela sobre sua vida, segundo a numerologia kármica

O que seu nascimento revela sobre sua vida, segundo a numerologia kármica

A busca por autoconhecimento é antiga e atravessa fronteiras culturais. No Brasil e na Grécia, tradições ligadas à astrologia e à numerologia continuam despertando interesse por oferecer interpretações sobre a vida, os relacionamentos e os caminhos individuais. Uma...

0 comentários