Receitas

Receita de melomakarona grega: um grego te ensina a fazer

Receita de melomakarona grega: um grego te ensina a fazer
By     -   On

As melomakarona gregas são um doce tradicional da Grécia, muito apreciado durante as festividades de final de ano. Porém, são tão gostosas que você pode perfeitamente comer em qualquer época do ano. Essas bolachinhas de mel e nozes têm um sabor único e são uma verdadeira delícia para os amantes de sobremesas. Por isso, aqui, um grego te dá a melhor receita para fazê-las na sua casa mesmo.

A origem das melomakarona

Antes de mais nada, a origem das melomakarona remonta à época bizantina, sendo uma das sobremesas mais antigas da culinária grega. Então, acredita-se que a receita tenha sido inspirada em um doce romano chamado “makaria”, que era feito com mel e farinha de trigo.

No entanto, a versão grega ganhou um toque especial com a adição de nozes e especiarias, como canela e cravo. Além disso, a palavra “melomakarona” deriva do grego “meli”, que significa mel, e “makaronia”, que se refere a uma massa cozida.

Ainda, tradicionalmente, as melomakarona eram preparadas como uma oferenda aos deuses durante os festivais religiosos. Com o tempo, a receita se popularizou e passou a ser consumida durante as festividades de final de ano.

Lá na Grécia eu como em qualquer ocasião e aqui sempre que faço, meus convidados adoram.

Leia mais: 5 livros incríveis que irão te fazer viajar pela mitologia grega

Como fazer melomakarona gregas?

Para fazer melomakarona gregas em casa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de semolina
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de cravo em pó
  • 1/2 xícara de azeite de oliva
  • 1/2 xícara de suco de laranja
  • 1/4 xícara de vinho doce
  • 1/2 xícara de nozes picadas

Para a calda:

  • 1 xícara de mel
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • Canela em pó para polvilhar

Agora, siga estes passos para preparar as melomakarona:

  1. Primeiro, pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Em seguida, em uma tigela grande, misture a farinha, a semolina, o açúcar, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, a canela em pó e o cravo em pó.
  3. Então, adicione o azeite de oliva, o suco de laranja e o vinho doce à mistura seca. Misture bem até obter uma massa homogênea.
  4. Em seguida, adicione as nozes picadas à massa e misture novamente.
  5. Com as mãos levemente untadas de azeite, pegue pequenas porções de massa e molde-as em formato oval.
  6. Coloque as bolachinhas em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até ficarem douradas.
  7. Enquanto as melomakarona estão assando, prepare a calda. Em uma panela, aqueça o mel, a água e o suco de limão em fogo baixo até obter uma calda fina.
  8. Retire as bolachinhas do forno e mergulhe-as na calda quente por alguns segundos.
  9. Coloque as melomakarona em uma grade para escorrer o excesso de calda e deixe esfriar.
  10. Polvilhe as bolachinhas com canela em pó antes de servir.

Agora você pode desfrutar das deliciosas melomakarona gregas feitas por você mesmo. Essas bolachinhas são perfeitas para servir como sobremesa, ou até mesmo como um presente caseiro para amigos e familiares.

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.