Curiosidades

Percy Jackson e os Olimpianos: diferenças entre o livro e a série

Percy Jackson e os Olimpianos: diferenças entre o livro e a série
By     -   On

Percy Jackson e os Olimpianos” é uma série literária que se tornou um fenômeno global. Recentemente, uma adaptação para série foi lançada, trazendo novas perspectivas e mudanças em relação aos livros originais de Rick Riordan. Porém, você sabia que há muitas diferenças entre a série e o livro? Bem, por isso escrevemos esse artigo, para matar a sua curiosidade. Portanto, confira a seguir!

As diferenças entre a série e o livro de Percy Jackson e os Olimpianos

1. O Confronto com a Sra. Dodds

Nos livros, Percy enfrenta a Sra. Dodds em um confronto intenso, o que é um dos primeiros grandes embates da saga. Porém, na série, essa cena acontece de forma diferente, com a Sra. Dodds perturbando Percy do lado de fora do Metropolitan Museum, seguida pela cena onde ele recebe a caneta de Quíron​​.

2. A revelação de Percy como filho de Poseidon

Um momento marcante nos livros é quando Percy é reconhecido por Poseidon após um jogo de pique-bandeira, onde todos os campistas se curvam diante dele. Na série, após vencer o jogo, Annabeth joga Percy na água, uma abordagem criativa para que Poseidon o reivindique​​​​.

3. A batalha contra medusa

Além disso, no livro, Percy e seus amigos enfrentam Medusa usando estratégias para evitar seu olhar petrificante. Enquanto isso, na série, a batalha é retratada de maneira mais sutil, com Percy usando um boné da invisibilidade. Enquanto na adaptação anterior, a batalha é marcada por um momento icônico com um iPod​​​​.

Leia mais: Como a Medusa pode te proteger do mau-olhado? Um grego conta

4. A personalidade de Gabe Ugliano

No livro, Gabe é um personagem abusivo e detestável. Enquanto na série ele é retratado de maneira mais leve, como preguiçoso e inofensivo, o que altera a percepção do sacrifício de Sally, mãe de Percy, que se casou com Gabe para proteger seu filho​​​​.

5. Outras mudanças importantes

  • A “traição” de Grover: na série, Grover alega que Percy empurrou Nancy na fonte, resultando na expulsão de Percy da escola. No livro, Grover tenta proteger Percy ao se colocar como culpado em um incidente com Nancy Bobofit​​.
  • Conversas Noturnas: a série apresenta uma variação na cena onde Percy ouve Grover e Quíron conversando sobre ele​​.
  • O Humor na Série: a adaptação para a série optou por um tom mais sério, diferentemente do humor presente nos livros​​.

Leia mais: O Oceano Atlântico surgiu na mitologia grega e um grego diz como

Já deu para perceber que a série “Percy Jackson e os Olimpianos” trouxe diversas mudanças em relação aos livros originais. Enquanto algumas alterações buscam adaptar a história para um novo formato e público, outras provocam discussões entre os fãs sobre a fidelidade à obra original. Na verdade, é praticamente impossível manter os mesmo aspectos ao adaptar um livro para uma série. Assim, é compreensível que sempre haja diferenças, mesmo que discretas nessas adaptações. E você? O que acha?

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.