O congelador é o principal eletrodoméstico responsável por diminuir a temperatura dos alimentos e, por sua vez, desacelerar a sua degradação pelas bactérias e demais microrganismos. Portanto, é para lá que recorremos para colocar alimentos frescos após compras ou preparo. Porém, nem sempre essa é uma boa ideia: a umidade ou baixas temperaturas também podem alterar o gosto e até acelerar a degradação da comida, preparo ou produto. Assim, descubra os principais alimentos que não podem ficar no congelador.
Alimentos que NÃO podem ficar no congelador
Molhos à base de farinha
Molho branco, também conhecido como bechamel, pode ser feito à base de farinha de trigo. Existem diversas variações que podem conter, por exemplo, maizena, tempero verde, queijo, entre outros. Porém, todos eles possuem algo em comum: o ideal é que eles não sejam armazenados no congelador. Isso acontece porque eles adquirem um efeito craquelado e ficam ressecados.
Pó de café
Para os amantes de café gelado, isso não significa que o líquido nunca deva ser armazenado na geladeira ou consumido gelado. Porém, o armazenamento do pó é que deve ser feito em ambiente selado e seco. Para ter o máximo de sabor com o líquido, opte por fazer café gelado ao deixá-lo esfriar em temperatura ambiente e adicionar cubos de gelo — esses, sim, podem ir ao congelador.
LEIA MAIS: Posso fazer ovo cozido na Air Fryer? Parece simples, mas todo mundo erra!
Frutas com muita água
Frutas com muita água, como a melancia, por exemplo, podem ser cortadas em cubos e armazenadas em potes herméticos na geladeira. Essa é uma ótima forma, inclusive, de aumentar o consumo dessas frutas. Porém, ao congelar essas frutas no congelador, elas nunca mais voltarão a ser as mesmas após descongelamento, pois sua textura se torna bem desagradável.
Ovos
Congelar ovos pode facilitar a propagação de microrganismos patogênicos que podem contaminar o congelador e, por consequência, outros alimentos.
LEIA MAIS: 3 dicas para diminuir a conta de água pela metade e economizar muito
Enlatados
Eles já possuem agentes conservantes que impedem a degradação rápida do alimento e, por isso, não há necessidade de congelá-los — o que ainda pode alterar o sabor do alimento.
Carne descongelada
Uma vez descongelada pela primeira vez, você deve prepará-la de uma vez. Retornar a carne ao congelador é ideal para proliferação bacteriana.
Se você gostou desse artigo sobre alimentos que não podem ficar no congelador e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.
0 comentários