Grécia

Costa Amalfitana? Parece, mas essa aqui fica em outro lugar!

Costa Amalfitana? Parece, mas essa aqui fica em outro lugar!
By     -   On

Sabia que apenas a 32 quilômetros de Heráclio se encontra a aldeia onde nasceu o pintor grego mais famoso? Trata-se de Fodele, uma pitoresca aldeia que é considerada o local de nascimento de Dominikos Theotokopoulos, conhecido mundialmente como El Greco. Provavelmente, já assistiu ao filme de um dos melhores pintores do Renascimento.

Quem era o El Greco?

Então, El Greco foi um pintor, escultor e arquiteto grego do Renascimento que se destacou principalmente na Espanha. Ele nasceu em 1541 na ilha de Creta, que na época fazia parte da República de Veneza, e faleceu em 1614 em Toledo, na Espanha.

El Greco começou sua formação artística em Creta, onde treinou como pintor de ícones na tradição bizantina. Essa influência aparece em seu uso de cores vibrantes e na intensidade espiritual de suas obras.

Por volta de 1567, ele se mudou para Veneza. Então, la se acredita que tenha estudado com Tiziano e se inspirado em mestres italianos como Tintoretto e Michelangelo. A técnica do chiaroscuro (uso dramático de luz e sombra) e o estilo maneirista que ele desenvolveu nessa época marcaram profundamente seu trabalho.

No entanto, em 1570, El Greco mudou-se para Roma, onde entrou em contato com a rica herança artística da cidade e continuou a desenvolver seu estilo único. Então, agora que você conhece quem era o El Grego, vamos conhecer a pitoresca aldeia em Creta que evoca o charme da costa amalfitana.

Leia mais: O queijo que existia desde a Odisseia de Homero e você tem que provar

A vila tradicional em que nasceu o El Greco

Fodele é uma aldeia e sede da comunidade homônima do município de Malevizi, na Unidade Regional de Heráclio, em Creta. De acordo com o censo de 2011, tinha 526 habitantes.

O rio Pantomantris atravessa o estreito vale homônimo, coberto de laranjeiras e limoeiros, e altas montanhas, cheias de árvores selvagens, fontes de água e cavernas, o rodeiam.

Fodele, conhecido desde a época dos venezianos pela abundância de suas águas correntes, possui uma riqueza de riachos que emergem das montanhas circundantes, especialmente durante os meses chuvosos. O nome Fodele é mencionado pela primeira vez em 1248, em um documento do Registro dos Mosteiros da Comuna, e é atribuído aos primeiros colonos da área.

Leia mais: O país da América Latina que se tornará o próximo destino gastronômico

O que deveria fazer no lugar que nasceu o El Greco?

El Greco em Creta.
Fonte: Brazil Greece.

Esta aldeia escondida oferece muitas paisagens idílicas para os amantes da montanha e do mar. Além da casa de pedra onde viveu El Greco, você encontrará outros pontos turísticos, como a igreja bizantina de pedra da Panagia e uma das mais belas praias de Creta, conhecida pelo mesmo nome da aldeia.

Além do pôr-do-sol mágico oferecido pela costa de Fodele, você encontrará uma das mais belas tavernas tradicionais de Creta, chamada “Opou Vastaxi“. Lá, você pode saborear o “antikristo”, um método de assar carne único na Grécia.

Para os visitantes, Fodele oferece uma variedade de opções de hospedagem, desde casas tradicionais até resorts de luxo, como o Fodele Beach and Water Park Holiday Resort, que combina conforto moderno com a beleza natural da região. O resort dispõe de várias atividades recreativas, incluindo um parque aquático, ideal para famílias e viajantes de todas as idades.

Fodele não é apenas um destino para relaxar e apreciar a natureza, mas também um lugar rico em cultura e história, onde você pode explorar as raízes de um dos artistas mais influentes da Renascença.

Leia mais: Por que a dieta de Creta está intrigando a Universidade de Yale? Grego diz

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.