Novo pedágio já está sendo implantado no país; veja como isso afeta seu bolso!

Veja a seguir as principais dúvidas relacionadas ao novo sistema aprovado pelo Contran

Um novo modelo de pedágio foi aprovado pelo Contran em dezembro de 2022 e sua implantação na semana passada marcou o fim de um longo processo de aprovação. Ao eliminar a necessidade de praças físicas de pedágio, o novo modelo denominado Free Flow reduz gastos e agiliza o trânsito. Esse sistema utiliza cancelas automáticas pelas quais os veículos podem passar sem parar.

Veja as principais dúvidas relacionadas ao novo sistema de pedágio e informações sobre a sua estreia

Como vai funcionar?

Os veículos deverão ter etiquetas que são adquiridas por meio de empresas associadas às concessionárias que administram as rodovias. Essas empresas vão utilizar radiofrequência e câmeras de monitoramento que identificarão as placas dos veículos.

LEIA MAIS: As 4 multas de trânsito mais comuns e que fazem muito motorista pagar CARO!

Quais os benefícios desse novo sistema?

Segundo o CONTRAN, o objetivo é aumentar o fluxo nas rodovias e, assim, evitar os congestionamentos nos pedágios. Além disso, com o novo sistema, as tarifas para os motoristas serão mais justas. Porque, com o novo sistema, as tarifas vão variar de acordo com o trajeto percorrido, e não haverá postos de cobrança.

LEIA MAIS: Dirigir descalço ou de chinelo? 3 erros bobos e comuns que dão multa no Brasil!

Quais complicações para quem não realizar o pagamento?

Motoristas com problemas relacionados a pagamentos têm até 15 dias para resolver o problema antes que uma multa seja aplicada. No entanto, se o problema não for resolvido, o motorista ainda pode receber multa de até R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

Por fim, a Free Flow fará sua estreia em solo brasileiro na BR-101 (Rio-Santos), por meio de uma parceria entre a franqueada CCR RioSP e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Esta será uma fase teste em que não haverá cobrança. A pretensão é que se inicie no mês de janeiro e termine no mês de março. No entanto, após esse período de teste, o sistema deverá realizar as cobranças das tarifas normalmente.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também