Brazil Greece

»

»

Veja a estátua grega inusitada que prova que o futebol nasceu na Grécia Antiga!

| Em 16/10/2022 às 14:11

A Inglaterra pode ser conhecida mundialmente como o país onde nasceu o futebol moderno, mas o primeiro jogo de bola começou na Grécia.

Historicamente, é registrado que em muitos países havia jogos em que os jogadores chutam uma bola, como o “Cuju” na China em 300 aC, “Harpastum” no Império Romano em 200 aC e “Woggabaliri” na Austrália.

No entanto, cronologicamente, o primeiro jogo de bola que apareceu no mundo começou na Grécia antiga e era conhecido como “Epísquiro”.

O “Epísquiro” era um jogo grego antigo com uma bola que parecia uma bola de futebol e que se jogava entre dois times, que possuíam entre 12 a 14 jogadores. A diferença em relação ao futebol de hoje em dia era que cada time tinha uma bola.

O estádio e a bola na Grécia antiga

O “Epísquiro” era um dos jogos mais populares da Grécia Antiga, em homenagem à pedra (Skra) que dividia o estádio com uma linha. Isso lembra algo de sua infância? Como é hoje, o objetivo do jogo era que as equipes cruzassem, com a bola, o campo oposto, o final.

A bola era feita de peças de couro costuradas entre si com miudezas de animais, enquanto no meio da borda do estádio havia uma linha que simbolizava os dois gols.

De fato, Sócrates faz a seguinte referência a um texto preservado até hoje: “Se alguém vê de cima da terra, ela parece uma bola, que consiste em doze pedaços de couro diferentes.” Segundo os pesquisadores, o número 12 simboliza os doze deuses do Olimpo!

LEIA MAIS:

Como o futebol era jogado na Grécia antiga?

Segundo Galen, um dos maiores médicos do mundo, o futebol na Grécia Antiga era jogado entre dois times, cada um do seu lado do campo, disputando para que o oponente não passasse com a bola do centro.

O jogo também incluía disputa com os ombros e um pouco de luta para evitar que o outro escapasse com a bola. Isso lembra algo entre rugby e futebol? Então agora você sabe de onde vem um dos esportes mais populares do mundo.

Escultura mostra grego fazendo embaixadinha

Estátua grega fazendo embaixadinha.

De fato, no Museu Arqueológico Nacional, que fica em Atenas, você encontrará uma representação interessante. Na verdade, se trata da parte sobrevivente de uma coluna de uma tumba do século IV aC. Além disso, ela mostra um atleta nu equilibrando uma bola na coxa, fazendo uma embaixadinha.

Além disso, na frente dele, encontra-se alguém responsável por cuidar do “jogador” e, atrás da sua estátua, está a sua manta em cima de uma coluna, pois os gregos costumavam jogar sem roupa.

Gostou deste artigo? Então confira vários outros semelhantes no Brazil Greece!

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: futebol

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários