Não erre mais: veja quando usar as palavras “aonde” e “onde”

Veja alguns exemplos de como usar esses advérbios corretamente

Na língua portuguesa, existem algumas palavras que, devido à sua sonoridade e escrita semelhante, causam certa confusão quanto aos seus significados e ao momento adequado de utilizá-las. Os termos “onde” e “aonde” são exemplos disso. Ambos são advérbios que fazem parte da gramática brasileira, e o emprego correto de cada um ainda suscita muitas dúvidas.

Portanto, elaboramos este artigo para esclarecer quando cada uma dessas palavras deve ser utilizada, diferenciá-las e demonstrar, por meio de exemplos práticos, seu funcionamento. Confira a seguir.

Quando usar o “onde”?

Primeiramente, é importante ter em mente, ao surgir dúvidas sobre qual termo usar, que o “onde” sempre será empregado para se referir a um lugar físico, como escola, trabalho, parque, entre outros.

Além disso, outra regra importante é que você precisa estar sempre atento ao verbo da frase, pois esse termo somente acompanha os verbos que indicam falta de movimento, ou seja, que demonstram permanência.

Portanto, sempre que desejar utilizar a palavra “onde”, lembre-se de que ela se refere a um local físico e a frases com ideia de permanência. A seguir, confira alguns exemplos de frases:

  • “Alguém sabe onde fica o banheiro?”
  • “Onde fica a sua casa?”
  • “O local onde trabalho é muito harmonioso.”
  • “Você sabe onde está a minha mochila?”
  • “O parque onde eu corro é muito grande.”

LEIA MAIS: Dói só de ouvir! 10 erros de português que acabam com a sua imagem

Quando usar o “aonde”?

Agora, abordaremos a questão do “aonde”. Essa palavra é uma derivação de “onde” e, por isso, muitas vezes ocorre uma confusão entre as duas. Ela surge a partir da junção da preposição “a” com o advérbio “onde”. Vale lembrar que a expressão “a onde” separada não existe.

Assim como “onde” é utilizada para designar um lugar, “aonde” também é. A grande diferença é que “aonde” sempre indica movimento. Além disso, esse termo só pode ser utilizado em conjunto com outro termo que exija a preposição “a”, como nos verbos “chegar” e “ir”.

A seguir, apresentaremos alguns exemplos para uma melhor compreensão:

  • “Aonde você pretende viajar nas férias?”
  • “Ele perguntou aonde eu estava indo tão tarde”
  • Vamos descobrir aonde esse caminho nos leva.”
  • Não sei aonde ele foi depois da festa.”
  • Aonde quer que você vá, estarei ao seu lado.”

Gostou dessas dicas de gramática brasileira? Então não deixe de conferir mais artigos como esse no site Brazil Greece!

você pode gostar também