Brazil Greece

»

»

Você Mais Feliz: 12 hábitos que ajudam na saúde mental para adotar já!

| Em 17/06/2022 às 20:49

Uma volta no parque mostra o quanto as pessoas vêm cuidando da saúde física, mas e a mente, como anda? Adotar hábitos que ajudam na saúde mental é tão importante quanto, uma vez doenças emocionais levam também a distúrbios físicos. 

Outro problema grave relacionado à saúde mental diz respeito à depressão. Campanhas, como o Setembro Amarelo, buscam a conscientização por meio de palestras, peças publicitárias e outras ferramentas sobre os riscos da doença, inclusive o suicídio. 

Cuidar da saúde mental é muito mais do que lembrar-se da mente apenas quando uma patologia aparece. Ou só afastar pensamentos negativos. Portanto, confira hábitos diários que ajudam na sua saúde mental.

LEIA MAIS: Pensamentos Negativos: Veja 7 Atitudes Para Ser Bem Mais Positivo E Feliz!

12 Hábitos que ajudam na sua saúde mental 

A saúde mental é tudo aquilo que envolve o bem-estar psicológico, emocional e social da pessoa, afetando suas decisões, ações e relacionamentos. 

Atividades físicas regulares

A prática regular de atividades físicas faz bem para o corpo e para a mente, pois libera dopamina e endorfina. Estes são hormônios diretamente relacionados à sensação de bem-estar e humor. 

Mesmo que você ache academia uma agressão à alma, tente fazer caminhada ao ar livre, dança, ioga…  

Dormir bem 

Dormir é bom, né? Pois é, e faz bem para a mente, também! Noites mal dormidas fazem com que você acumule cansaço e, consequentemente, tenha fadiga e fique de mau humor. Logo, é recomendado ter, pelo menos, de sete a nove horas de sono. 

Alimentação saudável 

A dieta balanceada garante os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Além de, a médio e longo prazo, trazer sensação de bem-estar e felicidade. Por fim, uma dieta nutritiva também equilibra os níveis de energia e hidratação ao longo do dia.  

Meditação 

A ciência comprova que a meditação ajuda na sua saúde mental porque combate a ansiedade, o estresse e auxilia a lidar com as emoções. Além disso, no começo, pode parecer difícil pelas distrações. Então, a dica é buscar as meditações guiadas em plataformas digitais e aplicativos de streaming. 

Ter alguém para conversar 

Ninguém vive isolado, então uma das formas de melhorar sua saúde mental é ter alguém para conversar. Portanto, marque aquele café com os amigos, uma viagem no final de semana com as primas, a cervejinha com os colegas de trabalho. Mas, evite relacionamentos tóxicos e busque amizades saudáveis, que realmente te façam bem. 

Pratique voluntariado

O voluntariado traz à pessoa um propósito diferente e, por isso, é um dos hábitos que ajudam na saúde mental. Além disso, doar-se é uma forma de fazer algo pelo outro sem esperar nada em troca, reconhecer seus próprios privilégios e promover a conscientização social. Sem falar em conhecer gente nova. 

Evitar o excesso de tecnologia

Por mais tentador que seja, evite ficar o tempo todo no celular e computador. O excesso de tecnologia faz mal, inclusive por nos distanciar das pessoas. Nisso, se inclui as redes sociais, na contradição da proposta de conectar quem está do outro lado do mundo. Então, troque as redes por ler um livro, passear no parque ou aprender um novo hobby. 

Filtre as redes sociais

Praticamente uma sequência da dica acima, as redes sociais até podem ser uma fonte de contatos, mas jamais devem ser sua única forma de fazer amizades e networking. Aliás, há um limite saudável para uso delas! Filtre o que você consome, no que diz respeito às páginas e perfis, e quantas vezes acessa por dia.  

Trace metas e objetivos realistas

Um dos grandes causadores das doenças mentais atualmente é a pressão profissional. Isso se dá pela cobrança excessiva por alcançar sempre novas posições, status, carreira e por vai. Então, para não cair nessa armadilha, trace metas e objetivos realistas, de preferências, graduais. Assim, você vai crescendo gradativamente e evita se pressionar tanto.   

LEIA MAIS: Estresse No Trabalho O Que Fazer? Confira 5 Dicas Para Ter Dias Mais Felizes!

Cultive bons pensamentos

Você é o que você pensa! Otimismo é um exercício que alivia os pensamentos e traz uma coisa que chama resiliência mental. Não que você precise ser sempre inocente. Mas, pensar que as coisas irão melhorar ajudam a enfrentar os desafios com mais força e a crescer com as dificuldades, por maiores que elas sejam. 

Valorize quem você é 

Por vezes, ouvimos tantos comentários negativos sobre nós e até cobranças que nos fazemos que acabamos esquecendo de nos valorizar. Um dos principais hábitos que ajudam na sua saúde mental é valorizar sua própria personalidade, reconhecer suas conquistas e ter gratidão por isso.     

Busque ajuda profissional

Nenhuma das dicas para ajudar sua saúde mental acima deu certo? Não hesite em buscar ajuda profissional! Nem sempre a gente consegue resolver as coisas por si só e não é problema algum pedir socorro. Profissionais estudam para isso e são experts em descobrir os caminhos para te ajudar. 

LEIA MAIS: Você Pode Ter Depressão E Não Sabia: Confira Os Sintomas!

Primeiro de tudo, é importante observar os sinais de que sua mente pede socorro. Problemas de sono, mau humor, perda de interesse em atividades e incapacidade  de cumprir com suas obrigações são sinais de alerta. Por isso, é tão importante adotar hábitos que ajudam na sua saúde mental. 

 

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *