Brazil Greece

»

»

Hermione veio da mitologia grega e um grego te mostra aqui

Veja a sua história!
| Em 28/08/2024 às 13:40
Warner.

Você já ouviu falar em Hermione? Muito provavelmente, esse nome te traz a lembrança da personagem famosa do mundo de Harry Potter, de J. K. Rowling. Porém, poucas pessoas conhecem a verdadeira origem de Hermione. Ou, vai dizer que o que veio à sua cabeça foi a personagem da “Odisseia” de Homero? Bem, mesmo que nunca tenha ouvido falar dessa Hermione, o fato é que ela carrega uma profunda conexão com a mitologia grega e é isso que você verá a seguir.

Leia mais: Os nomes mais bonitos do mundo, de acordo com estudo

O significado do nome Hermione e a mitologia grega

Derivado de Hermes, o mensageiro dos deuses e guia das almas, o nome Hermione é a forma feminina deste deus. Em grego, o nome é pronunciado “Ermióni”, refletindo sua conexão com Hermes e sugerindo características de comunicação e transição, temas frequentemente explorados em sua trajetória mitológica.

Leia mais: 10 nomes que trazem sorte a quem os tem: algum é o seu?

Quem foi Hermione na “Odisseia” de Homero?

Para quem não sabe, a primeira menção a Hermione na mitologia ocorre no poema épico “Odisseia”, de Homero, como já falamos anteriormente. Dessa forma, ela é a única filha de Menelau, rei de Esparta, e Helena de Troia.

Com certeza você já ouviu falar da famosa Helena de Troia, pois foi a sua beleza lendária que apontaram como sendo a causa da Guerra de Troia. Porém, mesmo que tenha tanta importância como herdeira de Esparta, a menção a Hermione acontece apenas brevemente na “Odisseia”. Inclusive, Homero descreve-a como “rosada como a deusa Afrodite”, mas seu papel na narrativa é minimizado, destacando-se mais como um símbolo da linhagem real espartana.

A parte triste da história é que, quando Helena fugiu com Paris para Troia, levando consigo parte dos tesouros de Esparta, deixou para trás Hermione, que tinha então apenas nove anos. Sendo assim, quem criou a menina foi a sua tia Clitemnestra, cumprindo esse papel durante os dez anos da guerra. Porém, essa ausência materna e a destruição que a guerra causou marcaram profundamente a sua infância e a sua vida. E esse fato serviu como tema de outras obras famosas.

Leia mais: Veja onde fica o mosteiro branco que sai de dentro das rochas

Além da “Odisseia”, o papel de Hermione em “Andrômaca” e “Orestes” de Eurípedes

Foi nas tragédias de Eurípedes que Hermione ganhou uma maior profundidade e complexidade como personagem. Por exemplo, em “Andrômaca”, Hermione é prometida em casamento a Neoptolemo, filho de Aquiles, após a vitória dos gregos na Guerra de Troia. Contudo, essa união não foi sem controvérsias. Antes da guerra, ela havia sido prometida a Orestes, seu primo e filho de Clitemnestra e Agamenon, em um arranjo feito por seu avô Tíndaro.

Porém, com o fim da guerra, Orestes, ainda perturbado pelos crimes que cometera, incluindo o assassinato de sua mãe Clitemnestra, não conseguiu reivindicar sua promessa. Então, entregaram Hermione a Neoptolemo, e ela tornou-se rainha de Épiro.

Leia mais: Cidade encontrada pode ser Atlântida perdida da mitologia grega

A Rainha de Épiro e o conflito com Andrômaca

Como rainha, Hermione foi uma figura cheia de inveja e insegurança, segundo os relatos. Ela via Andrômaca, a ex-princesa troiana e cativa de Neoptolemo, como uma ameaça. Inclusive, enquanto permaneceu sem filhos, Andrômaca deu a Neoptolemo um filho, Molosso, o que alimentou ainda mais o seu ressentimento e a sua inveja. Convencida de que sua esterilidade era fruto de uma maldição de Andrômaca, Hermione conspirou para matar tanto Andrômaca quanto seu filho. No entanto, o plano fracassou devido à intervenção de Peleu, avô de Neoptolemo.

Este fracasso marcou o início de um período de medo para ela, que começou a temer pela sua vida e pela vingança de seu marido. Então, a salvação veio na forma de Orestes, que apareceu em Épiro durante uma ausência de Neoptolemo e reivindicou Hermione como sua legítima esposa, baseando-se na promessa feita por Tíndaro. Assim, juntos, eles fugiram de Épiro, e posteriormente Orestes ordenou que tirassem a vida de Neoptolemo, o que de fato se concretizou.

Leia mais: Jennifer Aniston visita ilha do seu país de origem: veja qual é!

Mas, o que aconteceu com Hermione?

Após a morte de Neoptolemo, Hermione finalmente casou-se com Orestes, e juntos tiveram um filho, Tisâmeno. Então, este casamento trouxe-lhe a estabilidade e a felicidade que tanto ela buscou, marcando o fim de uma trajetória cheia de conflitos e tragédias.

Assim, apesar de muitas vezes julgarem o seu papel na mitologia, Hermione representa a luta das mulheres em um mundo patriarcal, onde suas vidas eram frequentemente definidas por promessas feitas por outros e por rivalidades sobre as quais tinham pouco controle.

E aí, conta para a gente, você já conhecia essa Hermione?

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest