Placa Mercosul poderá sofrer mais uma alteração em breve; veja o que muda

A identificação das cidades está em avaliação por novo projeto de Lei.

Em 2019 foi instalada a placa Mercosul nos veículos. A mudança gerou uma padronização e tanto os novos quanto os carros mais antigos tiveram que aderir. Recentemente um novo projeto de Lei divulgado, aspira fazer mais uma modificação. A mudança no modelo já conhecido e implementado se justifica pelo desejo em retornar os nomes das cidades nas placas dos carros brasileiros. Entenda mais sobre a nova mudança da placa Mercosul.

LEIA MAIS: O fim das multas? Veja como funciona o gel antirradar que está dando o que falar

Novas placas dos carros brasileiros

As placas brasileiras sempre possuíram os nomes dos estados a qual o veículo pertencia, porém, após a padronização com as placas Mercosul, esse detalhe foi retirado. No entanto, o deputado Luciano Alves do PSD/PR redigiu uma ideia para que o código de Trânsito Brasileiro sofresse algumas modificações no que diz respeito a composição das placas.

A sugestão de mudança foi detalhada no texto do Projeto de Lei 2406/23 e ele está em processo de análise pela Câmara dos Deputados. Ela prevê o retorno dos nomes das cidades as placas.

Embora a nova mudança da placa Mercosul possa parecer complicada, essa alteração, se aprovada, deve acontecer de maneira simples. Segundo o deputado o CONTRAN é quem determina o modelo de identificação dos carros e incluir os nomes de origem não precisaria necessariamente de uma placa nova.

Luciano afirma que a presença do nome da cidade ajuda a aumentar a segurança dos moradores. Isso porque, eles podem identificar um veículo que não pertence à localidade de forma mais rápida. Ou seja, caso haja alguma suspeita de atividades ilegais e criminosas os cidadãos podem identificar quais são os carros que estão circulando na cidade pertencentes a outro local.

O próximo passo é entender como essa mudança seria implementada nas placas existentes e nas novas. Existia uma ideia inicial de um sistema único para as placas, mas não foi colocada em prática. Além disso, a ausência da identificação por cidade foi retirada para evitar que o motorista tivesse que renovar a documentação do veículo em caso de mudança.

Para ficar sempre atualizados sobre os assuntos acesse o portal Brazil Greece.

você pode gostar também