Ser introvertido muitas vezes parece como ser um peixe fora d’água. O mundo parece ter sido feito para os extrovertidos, e os introvertidos estão apenas tentando se orientar no meio do barulho. Então, para entender melhor o mundo dos introvertidos separamos 10 curiosidades sobre eles que farão você entendê-los melhor e saber como agir perante algumas situações.
Coisas do mundo dos introvertidos que os fazem se cansar
Desafios em redes sociais e eventos grandes
Participar de grandes eventos sociais ou interagir em grupos pode ser estressante para introvertidos. Assim, eles podem preferir interações mais íntimas e significativas em vez de conversas superficiais. Porém, não é que não gostem da companhia dos outros, mas a energia necessária para navegar nessas situações pode ser avassaladora.
Leia mais: 6 frases do estoicismo que te farão ter mais resiliência
Diálogos superficiais
Conversas banais são outro desafio comum para introvertidos. Parece superficial e pouco satisfatório, preferimos mergulhar fundo em uma conversa.
Preferência por comunicação escrita
Além disso, os introvertidos muitas vezes se sentem mais confortáveis se expressando por escrito do que verbalmente. Então, eles podem ser mais eloquentes e articulados quando têm tempo para refletir sobre suas palavras.
Assim, ruídos, interrupções e conversas constantes podem ser particularmente drenantes para introvertidos. Essas distrações dispersam nosso foco e sobrecarregam nossos sentidos.
Leia mais: 3 dicas para ter uma personalidade poderosa e atingir o sucesso
Viver contra nossos valores fundamentais
Os introvertidos possuem uma forte noção dos próprios valores. Dessa forma, viver contra esses valores pode ser incrivelmente cansativo, assim mantendo uma vida mais metódica e sistemática que a facilite ao vem de desafiá-los.
Estar no centro das atenções
Ademais, para os introvertidos, ser o centro das atenções pode ser como estar sob um holofote. Não é falta de confiança, mas a pressão de todos os olhares sobre nós que é desgastante. O espaço pessoal é como um santuário para introvertidos. É onde recarregamos, refletimos e processamos nossas experiências.
Multitarefa
Para introvertidos, multitarefa pode ser bastante desgastante. Preferimos focar em uma tarefa de cada vez, mergulhando totalmente no que estamos fazendo.
Leia mais: 7 palavras do tempo dos nossos avós que não usamos mais
Superestimulação
A superestimulação pode ser um verdadeiro dreno de energia para introvertidos. Luzes brilhantes, barulhos altos, multidões grandes, tudo isso pode ser sobrecarga sensorial para nós.
Foco em interesses específicos
Além disso, introvertidos frequentemente desenvolvem interesses e hobbies profundos e especializados. Eles podem se dedicar intensamente a essas áreas de interesse e encontrar grande satisfação em explorá-las profundamente.
Confronto
Confronto é algo que muitos introvertidos acham cansativo. A tensão, os gritos, o potencial para conflitos – tudo isso pode ser avassalador. Os introvertidos podem se sentir muito pressionados a ponto de expor uma reação eu fórica de insatisfação ou pode demonstrar total desinteresse em uma discussão e tentar fugir dela sem se envolver profundamente.
Leia mais: 7 sinais de que você tem mais empatia que a maioria das pessoas
Desafios em ambientes de trabalho ou estudo barulhentos
Por fim, espaços de trabalho abertos e salas de aula barulhentas podem ser especialmente difíceis para introvertidos se concentrarem e produzirem seu melhor trabalho. Introvertidos também possuem a tendência de passar muito tempo em nossas próprias cabeças. Refletimos, analisamos e, muitas vezes, pensamos demais.
Ser introvertido em um mundo extrovertido pode ser exaustivo, mas ao entender o que nos drena e por quê, podemos navegar melhor nesses desafios e cuidar de nossa energia mental.
0 comentários