Brazil Greece

»

»

O que acontece com o nosso corpo após passar mais de um ano no espaço?

| Em 10/10/2023 às 10:00

Ao imaginar o infinito cosmos, poucos param para refletir sobre o que realmente acontece com o corpo no espaço durante uma longa jornada espacial. Tomemos, por exemplo, a aventura do astronauta da Nasa, Frank Rubio, que passou incríveis 371 dias flutuando na Estação Espacial Internacional.

As transformações físicas

No ambiente de microgravidade, o corpo humano não se comporta da mesma forma que na Terra.

Os músculos, especialmente aqueles usados para a postura, começam a atrofiar, levando a uma perda significativa de massa muscular em um curto período. Simultaneamente, a densidade óssea diminui, tornando os ossos mais frágeis e vulneráveis.

A resposta? Um rigoroso regime de exercícios. A bordo da ISS, astronautas se dedicam a extensas sessões de treino para combater essas alterações, variando de agachamentos a corridas em esteiras.

Leia mais: Mistério: objeto enterrado há mais de 3 mil anos é encontrado na Sibéria

Nutrição e microbioma

Manter um peso saudável no espaço não se refere à gravidade, mas à nutrição adequada. Embora haja um esforço para fornecer uma dieta equilibrada, ainda existem desafios.

Estudos mostraram alterações significativas no microbioma intestinal dos astronautas, o que pode ter implicações para a saúde a longo prazo.

Questões de visão

No espaço, a falta de gravidade pode fazer com que os fluidos corporais se movam para a parte superior do corpo.

Este fenômeno pode aumentar a pressão no cérebro e nos olhos, levando a mudanças na forma dos olhos e na clareza da visão.

Desafios cognitivos

Enquanto a mente dos astronautas permanece aguçada no espaço, o retorno à Terra pode trazer desafios cognitivos. Mudanças estruturais no cérebro foram observadas, incluindo o inchaço de cavidades cerebrais vitais.

Pele e DNA

A exposição prolongada ao ambiente espacial pode ter impactos significativos na pele e no DNA. A pele pode sofrer alterações devido à ausência de exposição ao ar natural, à variabilidade ambiental e, possivelmente, à microgravidade.

Além disso, a radiação no espaço, especialmente a radiação cósmica, é uma preocupação significativa para a integridade do DNA. Os astronautas no espaço estão sujeitos a uma quantidade maior de radiação ionizante, que pode causar mutações no DNA.

Essas mutações, se não forem reparadas corretamente, podem levar a problemas de saúde, incluindo um risco aumentado de câncer. Além disso, um achado surpreendente envolveu o DNA. Os telômeros, que protegem nossos genes, alteram seu comprimento durante a estadia espacial.

Leia mais: Cientistas descobrem planeta que sobreviveu ao apocalipse

Imunidade no espaço

A microgravidade e as condições ambientais do espaço também afetam o sistema imunológico. Estudos têm mostrado que algumas células imunológicas, como linfócitos, podem ter sua função comprometida no espaço. Isso pode tornar os astronautas mais suscetíveis a infecções.

Contudo, apesar das adversidades, o sistema imunológico dos astronautas parece funcionar eficientemente, com respostas normais às vacinas administradas.

Gostou desse artigo? Confira mais como esse no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

As pessoas sempre buscaram relacionar traços de personalidade com elementos da natureza, como astros, animais e símbolos culturais. Agora, uma curiosidade que circula nas redes sociais conecta o ano de nascimento de cada um a diferentes raças de cães. A ideia mistura...

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Ao ouvir a palavra "camelo", a imagem mais comum que vem à mente é a de um animal resistente, atravessando dunas sob um sol escaldante. Mas quando pensamos em vários camelos juntos, surge uma dúvida curiosa: qual é o nome do coletivo desse grupo? A resposta é um termo...

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

Manter relações equilibradas, seja no amor, no trabalho ou na família, depende muito da forma como nos comunicamos. Palavras têm força, e não apenas pelo que dizem, mas também pela maneira como são ditas. Um diálogo pode aproximar ou afastar, curar feridas ou abrir...

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

“Só um cafezinho?”, “você pode esperar só um minutinho?”, “trouxe uma lembrancinha para você.” Se você já ouviu, ou costuma usar, expressões assim, saiba que não está sozinho. O hábito de falar no diminutivo é bastante comum, especialmente entre brasileiros e gregos,...

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Cinco séculos após a morte de Leonardo da Vinci, um novo capítulo se abre sobre sua contribuição não só para a arte, mas também para a arquitetura e engenharia. Um manuscrito restaurado recentemente revelou informações detalhadas sobre túneis subterrâneos escondidos...

O que seu nascimento revela sobre sua vida, segundo a numerologia kármica

O que seu nascimento revela sobre sua vida, segundo a numerologia kármica

A busca por autoconhecimento é antiga e atravessa fronteiras culturais. No Brasil e na Grécia, tradições ligadas à astrologia e à numerologia continuam despertando interesse por oferecer interpretações sobre a vida, os relacionamentos e os caminhos individuais. Uma...

0 comentários