Brazil Greece

»

»

15 palavras do português envelheceram e não usamos mais

| Em 21/03/2024 às 18:25
Freepik.

A língua portuguesa é um tesouro em constante evolução, com algumas joias linguísticas perdendo seu brilho ao longo do tempo. Por isso, aqui destacamos 15 palavras que, embora comuns no passado, hoje são raramente reconhecidas ou utilizadas. Então, veja as palavras do português que envelheceram e não usamos mais.

Palavras do português que não usamos mais

1. Anóveas

“Anóveas” era empregado para quantificar algo nove vezes maior ou superior, uma expressão sem paralelos na linguagem moderna. Assim, originado do latim “annona”, relacionado a colheita, seu uso desapareceu com o tempo.

Leia mais: 4 frases que pessoas do país mais feliz do mundo usam todo dia, segundo psicólogo

2. Quiprocó

Quiprocó, significando confusão ou desordem, ilustra perfeitamente como palavras caem em desuso. Usado para descrever situações complicadas, hoje usaoms outros termos em seu lugar. Por exemplo, “confusão”.

3. Asinha

Enquanto isso, “Asinha” sugeria rapidez, um termo cheio de delicadeza que perdeu espaço para “rápido” ou “logo”. Além disso, sua origem, “asinus” do latim, faz alusão à velocidade, embora ironicamente referisse-se a asno.

Leia mais: Quantas línguas falamos no Brasil? Não é só o português, confira!

4. Carraspana

A expressão “carraspana”, que remetia a uma intensa bebedeira, revela como o léxico se adapta às mudanças sociais. Porém, atualmente, termos como “bebedeira” ou “manguaça” ocupam seu lugar.

5. Cagalhota

“Cagalhota”, termo pejorativo para mulheres de baixa estatura e pescoço curto, demonstra a evolução das normas sociais que tornaram seu uso inaceitável, refletindo mudanças nas atitudes linguísticas.

6. Chapoletada

“Chapoletada” servia para ameaçar fisicamente alguém. Esse termo, associava-se a uma ação violenta. Porém, hoje pouca gente o conhece. Além disso, atualmente usamos mais expressões como “vou bater” para tal contexto.

Leia mais: 5 melhores livros para aprender inglês se divertindo em casa

7. Depós

“Depós”, uma forma arcaica de “depois”, exemplifica como às vezes encurtamos algumas palavras para facilitar a comunicação, mantendo o mesmo significado, mas com maior praticidade.

8. Ceroula

“Ceroula” remete a uma peça de vestuário masculino, destacando como termos que se relacionam à moda evoluem com as tendências. Porém, a palavra caiu em desuso à medida que o vestuário se modernizou.

9. Jondra

“Jondra”, usada para descrever alguém desleixado ou sujo, foi substituída por adjetivos mais comuns como “desleixado” ou “sujo”, perdendo sua peculiaridade com o tempo.

Leia mais: 7 nomes inspirados na mitologia hindu e seus significados incríveis

10. Ladroa

“Ladroa”, a forma feminina de ladrão, ressalta a evolução da língua em incorporar termos mais neutros ou universais, como “ladra”.

11. Lanfranhudo

“Lanfranhudo”, referindo-se a alguém com expressão de mau-humor, ilustra como a língua portuguesa enriquece a descrição de emoções. Porém, termos como “rabugento” tomaram seu lugar.

12. Patego

“Patego” descrevia alguém ingênuo ou tolo, refletindo a riqueza do português em caracterizar comportamentos humanos. Hoje, usamos “ingênuo” no seu lugar, simplificando a expressão.

13. Pertinência

A evolução de “pertinência” de indicar posse para denotar relevância mostra como o significado das palavras pode se expandir, adaptando-se a novos contextos. Ok, tem até quem ainda use essa palavra, mas era algo que usávamos bem mais nos tempos antigos.

14. Chumbrega é outra das palavras que não usamos mais

“Chumbrega” era como se referiam a algo fora de moda ou de gosto questionável, um precursor do moderno “cafona”, destacando como o julgamento estético se mantém vivo no vocabulário.

Leia mais: Papiros antigos do Egito antigo são traduzidos e surpreendem

15. Sirigaita

Por fim, “sirigaita” exemplifica como termos descrevendo comportamentos são influenciados por normas culturais e sociais, mudando conforme as percepções evoluem.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

  • Júlia de Almeida

    Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.

RECENTES

7 coisas que só pessoas evoluídas notam quando vão ao restaurante

7 coisas que só pessoas evoluídas notam quando vão ao restaurante

Ir a um restaurante é muito mais do que sair para comer. Para algumas pessoas, essa experiência envolve atenção aos mínimos detalhes: o clima do ambiente, as reações das pessoas à mesa, o comportamento dos funcionários. Esses pequenos gestos e percepções revelam algo...

6 países em que os brasileiros não são tão bem-vindos assim

6 países em que os brasileiros não são tão bem-vindos assim

Viajar vai muito além de arrumar a mala. É organizar documentos, passagens, hospedagem, câmbio e, claro, pensar na saúde e segurança. Mesmo com tudo em ordem, alguns destinos continuam sendo um desafio, não só pela burocracia, mas também por regras rígidas, contextos...

Chora vendo filmes? Veja o que isso revela sobre você

Chora vendo filmes? Veja o que isso revela sobre você

Para muita gente, chorar durante um filme ainda é visto como algo vergonhoso, exagerado ou “dramático demais”. Não faltam comentários como “é só um filme” ou “não precisa se emocionar tanto”. Mas a psicologia aponta numa direção bem diferente: as lágrimas que aparecem...

Coisas que você deveria aprender com o Chandler Bing para uma vida melhor

Coisas que você deveria aprender com o Chandler Bing para uma vida melhor

O ator Matthew Perry, eternizado como Chandler Bing na série Friends, faleceu no dia 28 de outubro de 2023, aos 54 anos. A notícia deixou milhões de fãs em todo o mundo de luto, não somente por perderem um dos rostos mais queridos da televisão, mas por acompanharem,...

Qual arcanjo te protege de acordo com a sua data de nascimento?

Qual arcanjo te protege de acordo com a sua data de nascimento?

Desde tempos antigos, muitas tradições espirituais acreditam que não estamos sozinhos. Cada pessoa nasceria sob a proteção de uma força luminosa, um guia que acompanha nossos passos e fortalece nossa jornada. No cristianismo, e também em várias correntes esotéricas,...

Não é só frio! Veja o real significado oculto do arrepio

Não é só frio! Veja o real significado oculto do arrepio

Você está andando pela rua, fones nos ouvidos, curtindo sua música favorita. De repente, sente os pelos dos braços se levantarem. Não há vento, nem frio, nem nada de assustador à vista. O que será que acabou de acontecer? O arrepio é uma reação simples à primeira...

Conheça as unhas Baby Boomer, a unha que virou tendência nos salões

Conheça as unhas Baby Boomer, a unha que virou tendência nos salões

Entre tantas tendências de nail art que aparecem nas redes sociais, uma em especial tem chamado atenção pela simplicidade e sofisticação: as unhas baby boomer. Diferente das decorações chamativas ou cheias de cores, esse estilo aposta em algo mais sutil, um visual...

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

A Dinamarca, um dos países mais felizes e acolhedores do mundo, está localizada no norte da Europa, sendo a “ponte” entre a Europa continental e a Escandinávia. Com uma rica história, design moderno e respeito pela natureza, a Dinamarca combina tradição com um estilo...

0 comentários