AnimaisCuriosidades

Pastor Grego: conheça o gigante que é uma das raças mais raras do mundo!

Pastor Grego: conheça o gigante que é uma das raças mais raras do mundo!
By     -   On

Existem 3 tipos de pastor grego. O Pastor Branco, o Molossos de Épiro e o Pastor Grego Clássico. Eles se desenvolveram de maneira diferente por causa do ambiente diferente em que viviam. O Molossos vive nas montanhas gregas ocidentais (Pindos), enquanto o Pastor Branco e Clássico vive principalmente na Macedônia e na Tessália.

As lendas sobre o pastor grego

De acordo com lendas locais, esses cães tinham poderes mágicos e habilidades de cura. Por isso, os criadores os alimentavam muito e cuidavam deles, pois acreditavam que o poder do cão era transmitido aos filhos.

Além disso, os donos de pastores gregos cortavam ou removiam a orelha direita dos cães machos, acreditando que isso os protegeria de espíritos malignos e melhoraria sua audição. No entanto, este não é o caso, para isso você não precisa cortar nenhuma de suas orelhas.

O pastor grego é por natureza um guardião

Os pastores gregos não pastoreiam as ovelhas, mas sentam-se ou caminham à distância, examinando as áreas circundantes. Eles estão lá para proteger e nada mais. Desenvolvem relações simbióticas harmoniosas e possuem um grande instinto protetor, que se manifesta fortemente com ações repulsivas na presença de qualquer intruso em seu espaço vital. Eles são um dos poucos cães que não hesitam em mexer com matilhas de lobos ou ursos.

Quais são suas principais características?

Sua cabeça é maciça, possui dentição uniforme e forte, com caninos particularmente desenvolvidos, lábios grossos e soltos, enquanto a cor dos olhos é geralmente marrom. O pastor grego é um cão grande com uma composição pesada. De fato, alguns machos chegam a atingir 60 kg de peso e 80 cm de altura. Sua pelagem é densa, com pelagem dupla, para protegê-lo de condições climáticas extremas.

Qual é a personalidade dele?

Sua personalidade depende de como eles foram criados desde tenra idade e se estavam em torno de pessoas ou áreas povoadas. Mas os desgarrados que você pode encontrar nas montanhas devem ser evitados se estiverem junto com sua matilha.

Esta raça não é fácil de treinar. Eles são uma raça muito independente como a maioria das raças de cães cujo trabalho é proteger uns aos outros.

LEIA MAIS:

Como é o pastor grego como animal de estimação em casa?

Se devidamente treinados, eles são um dos cães mais gentis e protetores do mundo, desde que você os trate da maneira que merecem, eles retribuirão. Embora sejam cães enormes e poderosos, eles não são agressivos, a menos que sintam alguma ameaça ao seu dono ou a eles mesmos. Não cometa o erro de colocar a mão nele, pois ele abomina a violência.

Embora tenham sido criados para proteção nas montanhas gregas, se alguém os levar para casa desde tenra idade, não há dúvida de que eles se tornarão seus melhores amigos. São cães enérgicos por natureza e gostam de grandes espaços. Se seu dono não tiver essas características, o pastor grego faz muito barulho porque está infeliz.

É uma das raças de cães mais raras

É uma das raças mais raras, pois existem apenas 3.000 pastores gregos de raça pura vivendo principalmente nas montanhas gregas. Desde 1998, a grega ARKTOUROS (uma organização ecológica não governamental e sem fins lucrativos grega fundada em 1992, para a proteção da flora e fauna selvagens) vem tentando salvar e reviver a raça implementando o programa de criação de cães pastores gregos. A expectativa de vida média do pastor grego é de 12 anos.

Quanto custa um pastor grego?

O preço de um pastor grego não está disponível, pois não são reconhecidos por nenhum grupo canino que defina raças puras, embora o pastor grego seja um dos mais antigos. Pelo menos, é reconhecido como uma raça de cães de raça pura pelo Kennel Club of Greece.

No entanto, existem muitos criadores na Grécia que doam filhotes de pastor grego. 80% da Grécia consiste em montanhas, então se você visitar uma parte montanhosa da Grécia, não há dúvida de que em algum lugar você encontrará o pastor grego. Por exemplo, conhecemos um lindo Pastor Branco na aldeia montanhosa da Grécia chamada Paleos Panteleimonas.

Gostou deste artigo? Então confira muitos outros no site Brazil Greece!

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.