Por que as garrafas de vinho têm 750 ml e não 1 litro? Descubra o motivo!

Os vinhos podem variar quanto ao sabor, aroma e estilo, mas tem um padrão definido de volume de 750mL

O vinho é, sem dúvidas, uma das bebidas mais apreciadas no mundo todo. Existem vinhos comercializados com diferentes uvas, estilos e garrafas. Porém, quando o assunto é vinho, muitos consumidores costumam se questionar o motivo das garrafas serem comercializadas em volume de 750mL. Portanto, para saber o motivo do padrão de volume dessa bebida, continue a leitura!

Por que o vinho vem em garrafas de 750mL?

Para entender o motivo das garrafas de vinho terem 750mL é necessário voltar um pouquinho no tempo.

No século XIX, o Reino Unido era o principal importador de vinhos franceses e os ingleses gostavam de utilizar o galão que equivalia a 4.546 litros. Então, com o intuito de atender aos seus principais consumidores, os franceses adotaram caixas com seis garrafas de 750mL. Assim, quando somadas, essas garrafas tinham o valor correspondente ao galão inglês.

Em razão do sistema imperial inglês, até hoje o vinho é comercializado em garrafas de 750mL. Porém, apesar de não ser comum, existem garrafas com outros volumes disponíveis no comércio. Por exemplo: um quarto da garrafa (187mL); meia garrafa (375mL); sobremesa (500mL); garrafa (750mL); Magnum (1,5L) etc.

LEIA MAIS: Como saber se um vinho é bom ou não? 4 dicas para você NÃO errar nunca mais!

Curiosidades sobre o padrão de volume da bebida

Um dos principais fatores que diferenciam os vinhos existentes são as uvas utilizadas para a produção de cada bebida. Cada tipo de uva confere um sabor, aroma e resultado final único para os vinhos. Algumas uvas são conhecidas por deixarem o sabor forte da uva, enquanto outras deixam o sabor mais leve, e ainda existem aquelas que têm uma pigmentação forte e conferem uma cor mais escura.

Além da variação quanto ao sabor e a cor, os vinhos podem se diferenciar com base na quantidade de açúcar, gás carbônico, e o teor alcoólico. Por esse motivo, é possível afirma que a melhor escolha para o vinho é aquela que mais agrada o seu paladar.

Agora que você já sabe o motivo das garrafas de vinho terem um volume padrão, não deixe de conferir mais matérias como essa no site Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais