4 raças de cães brasileiras lindas e que você ainda não conhecia

As raças de cães brasileiras possuem habilidades e qualidades distintas, adaptadas a diferentes atividades e ambientes.

O Brasil é lar de diversas raças de cães, cada uma com suas características e histórias peculiares. Por isso, se você também é um dos amantes dos pets, aqui iremos mostrar algumas das raças de cães brasileiras mais conhecidas, destacando suas origens e qualidades únicas. Então, quer você esteja buscando um companheiro para a família ou um parceiro para o trabalho no campo, há uma raça brasileira que certamente se encaixa no seu estilo de vida.

Raças de cães brasileiras que muitos não conhecem

Terrier Brasileiro

Raças de cães brasileiros.
Freepik.

Primeiramente, o Terrier Brasileiro, popularmente conhecido como Fox Paulistinha, esse pequeno cão é famoso por sua agilidade e coragem. De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o terrier brasileiro resulta do cruzamento entre terriers europeus e cães nativos.

Além disso, no que diz respeito às características físicas, sua pelagem é densa, curta e lisa, predominantemente branca com marcações em preto, azul, marrom ou bege. Quanto à personalidade, é uma raça hiperativa, conhecida por sua alegria, curiosidade e inteligência. No entanto, com o treinamento adequado, pode aprender truques e se destacar em esportes caninos.

Leia mais: 5 coisas da sua casa que são tóxicas para os cachorros

Ovelheiro Gaúcho

Ovelheiro gaúcho, raças de cães brasileiras.
Raça Ovelheiro Gaúcho / Imagem: Edmilson Reis (ovelheiro.com.br).

O Ovelheiro Gaúcho é uma raça de cão pastor originária do Rio Grande do Sul. Com uma altura mediana de 55-65 cm e um peso entre 20-35 kg, ele é versátil, ágil e bastante inteligente.

Além disso, esses cães vêm sendo utilizados há muitos anos como assistentes na agropecuária. Eles possuem as qualidades necessárias para lidar com as sensíveis ovelhas. Ademais, também têm a capacidade de conduzir rebanhos de gado quando necessário. Portanto, são uma presença comum nas fazendas do sul do Brasil.

Além do mais, são conhecidos por serem dóceis e amigáveis com as pessoas com quem convivem.

Veadeiro Pampeano

Veadeiro pampeano.
Fonte: Wikipedia.

O Veadeiro Pampeano também é originário do Sul do Brasil, conhecido por suas habilidades em caça e pastoreio. Essa raça é de tamanho médio e tem um comportamento obediente em relação ao dono. Além disso, destaca-se por suas habilidades de caça, com seus sentidos aguçados, esses cães estão sempre atentos aos estímulos ao redor.

Embora sejam desconfiados com estranhos, eles permitem que pessoas se aproximem sem demonstrar medo ou agressividade. Geralmente, também se dão bem com crianças, tornando-se ótimos companheiros de família.

Leia mais: 10 cachorros mais fofos, segundo matemática grega

Rastreador Brasileiro

Rastreador brasileiro.
Fonte: Wikipedia.

O Rastreador Brasileiro é uma raça desenvolvida por meio de seleção genética com base no Foxhound Americano, conhecido por sua habilidade de rastreamento. Ele foi o primeiro cachorro entre as raças de cães brasileiras reconhecido pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

Criado em grande parte nas zonas rurais, especialmente no norte do Brasil, ele é capaz de seguir trilhas por longas distâncias. Nesse sentido, esse cão é eficiente e persistente, ideal para caçadores. Além disso, é um aliado valioso para o ser humano em diversas atividades.

você pode gostar também