Se existe uma habilidade admirada por muitos, definitivamente é a resiliência, sobretudo na vida adulta. Afinal, problemas se tornam cada vez mais comuns, sobretudo na esfera amorosa e profissional. No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, essa capacidade não é algo com que as pessoas nascem, mas desenvolvem. Inclusive, existem algumas atitudes em relação à vida que podem ser adotadas para melhorar nesse aspecto.
O que é resiliência?
Basicamente, resiliência significa a capacidade de alguém superar um problema, mas sem quebrar emocionalmente. No dia a dia, é muito discutida na forma como as pessoas lidam com frustrações e adversidades.
Isso porque dificuldades no trabalho e nas relações pessoais são comuns, mas não é preciso deixar se abater por eles. Então, para isso, alguns elementos são valiosos e devem fazer parte da rotina de uma pessoa resiliente.
1. Enfrentar seus medos
Reconhecer seus medos e enfrentá-los é algo importante para a resiliência. É uma forma de construir autoconfiança, o que pode te ajudar a superar problemas com mais facilidade.
Querendo ou não, quanto mais exposto aos seus receios, mais acostumado estará com situações de desconforto. Logo, passa a enxergar as adversidades como algo natural, sem deixar que te impeçam de agir.
Leia mais: 5 coisas que pessoas emocionalmente inteligentes nunca fazem no relacionamento
2. Construir uma rede de apoio
Contar com o suporte de amigos e familiares é fundamental para superar dificuldades. Através de uma rede de suporte, terá a sustentação necessária para se reerguer. Além disso, contar conselhos e orientações é sempre recomendado.
Afinal, nem todo mundo sabe todas as respostas, então é sempre bom contar com soluções alternativas.
3. Manter o cérebro ativo é importante para a resiliência
Muitas pessoas subestimam esse elemento, mas manter o cérebro estimulado contribui para a solução de problemas. Ao aprender novas coisas, seja através de livros, podcasts ou seriados, acaba absorvendo informações que podem ser úteis para o futuro.
Ademais, se dedicar em projetos pessoais, como um novo hobby, ajuda a lidar com a ansiedade e estresse, o que é ótimo para se manter focado.
Leia mais: 5 frases de Sócrates que você sempre entendeu errado
4. Conhecer o seu corpo
Uma das principais características da resiliência é enfrentar as dificuldades sem se abalar emocionalmente ou psicologicamente. Para isso, é importante conhecer o próprio corpo e saber identificar os sinais positivos e negativos. Dessa forma, vai conseguir gerenciar suas emoções, esforço e cansaço.
Para mais conteúdos, acesse Brazil Grecce.
0 comentários