5 frases de Sócrates que você sempre entendeu errado

Em suas obras, o filósofo refletia sobre empatia, sabedoria e autoconhecimento.

Sócrates, uma das figuras mais populares da Grécia Antiga, é lembrado tanto por contribuir com a construção do pensamento, como por citações que provocam discussões até hoje. Algumas delas, além de apontar novas percepções, são mais difíceis de interpretar. No entanto, carregam um simbolismo gigantesco, que ao ser decifrado, inspira a refletir e crescer. Por isso, aqui separamos algumas das frases de Sócrates que todo precisa conhecer o verdadeiro significado.

Frases de Sócrates que você deveria conhecer

“Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida”

Essa é uma das frases de Sócrates mais compartilhadas, mas muitos não entendem o seu verdadeiro significado. Aqui, o filósofo reflete sobre sua existência, buscando um propósito e compreensão mais profunda de quem realmente é e o que valoriza.

Para Sócrates, o exame da vida refere-se a uma investigação profunda e crítica sobre nossas crenças, valores e ações. Assim, ele acreditava que muitas pessoas vivem suas vidas de maneira superficial, sem questionar suas próprias motivações, ideias e princípios. Então, uma vida não examinada seria aquela em que não refletimos sobre quem somos, o que valorizamos e por que agimos da maneira como agimos.

O valor dessa reflexão está na busca pela verdade e pelo autoconhecimento. Sócrates argumentava que só podemos viver uma vida verdadeiramente significativa e virtuosa se compreendermos nossos próprios pensamentos e ações. Questionar, refletir e examinar constantemente nossas vidas nos permite crescer, aprender e alcançar uma maior compreensão de nós mesmos e do mundo ao nosso redor.

Portanto, a frase “Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida” destaca a importância do pensamento crítico e da auto-reflexão como fundamentais para uma vida autêntica, significativa e virtuosa.

Leia mais: Está sempre no mesmo lugar? 7 hábitos para adotar ainda hoje

“A sabedoria começa na reflexão”

Essa é puramente a ideia de que o verdadeiro conhecimento, apesar de estimulado pelos livros, surge primeiramente com a introspecção.

Isso significa que a auto análise e reflexão, defendida durante toda a vida de Sócrates, são os melhores meios para conquistar conhecimento. Então, reconhecer a própria ignorância é algo que o autor defendia, sendo esse o primeiro passo para a sabedoria.

“Seja um homem sério, brinque”

Essa frase de Sócrates enfatiza um equilíbrio entre seriedade e leveza na vida. Dessa forma, ele sugere que devemos ser sérios em questões importantes, como a busca pela verdade, a ética e a justiça. No entanto, também devemos ser capazes de encontrar momentos de descontração e diversão.

Assim, Sócrates não estava dizendo para abandonarmos a seriedade completamente, mas sim para não nos tornarmos excessivamente rígidos ou preocupados a ponto de perdermos de vista a alegria e a leveza da vida. Ou seja, ele reconhecia a importância de manter um equilíbrio saudável entre responsabilidade e prazer, entre reflexão profunda e momentos de descontração.

Leia mais: 5 coisas que pessoas emocionalmente inteligentes nunca fazem no relacionamento

“Prefira o conhecimento à riqueza, pois um é transitório, o outro perpétuo”

Sócrates sempre foi um incentivador da busca por sabedoria e conhecimento. Então, para ele, essa é a única coisa que ninguém pode tirar de nós, um tipo de tesouro que está sempre ao nosso lado. Por outro lado, a riqueza material é passageira e pode ser perdida a qualquer momento.

“Ninguém faz mal voluntariamente”

Para Sócrates, ninguém gosta ou pretende ser mal. Isso porque na percepção de cada indivíduo, o que é fazem é algo certo, mesmo que não seja algo moralmente correto. Ou seja, são ações que partem da ignorância, e não pela vontade intrínseca de fazer algo ruim.

Ou seja, para ele, as ações consideradas más surgem de uma falha em reconhecer o que é moralmente correto. Ele acreditava que, se uma pessoa realmente entendesse o que é o bem, ela naturalmente escolheria agir de acordo com ele. Portanto, quando alguém age de forma prejudicial ou injusta, isso é mais um reflexo da ignorância sobre o que é certo do que de uma vontade deliberada de causar dano.

você pode gostar também