Curiosidades

Qual é a cor da gema do ovo que vem da galinha mais saudável?

Qual é a cor da gema do ovo que vem da galinha mais saudável?
By     -   On

Ao preparar sua omelete pela manhã, que tal prestar atenção à cor da gema do ovo? De um amarelo suave a um laranja profundo, essas nuances não são apenas estéticas; elas escondem segredos sobre como anda a saúde da galinha que pôs o ovo.

O que a cor da gema revela?

A variação de cores da gema está relacionada aos carotenoides, pigmentos naturais encontrados em frutas, vegetais e outros alimentos. Quando as galinhas consomem uma dieta rica em carotenoides, essas substâncias influenciam a coloração da gema. Quanto maior a ingestão de carotenoides, mais forte se torna a cor da gema.

LEIA MAIS: 5 alimentos inflamatórios que incham e você não sabe

Reflexos da saúde da galinha na gema do ovo

Estudos demonstram que galinhas com acesso a espaços ao ar livre e uma dieta diversificada produzem ovos com maiores teores de vitaminas A, D, E, ômega-3 e betacaroteno. Assim, gemas mais vívidas indicam que as galinhas tiveram uma alimentação nutricionalmente rica, o que resulta em ovos mais saudáveis e benéficos para a nossa saúde.

Gema amarelo-claro, amarelo médio ou laranja-escuros

  • Gema Amarelo-claro: indica uma dieta à base de cereais com baixo teor de xantofilas, sem comprometer a qualidade nutricional dos ovos.
  • Gema Amarelo médio ou Laranja-claro: sugere que alimentaram as galinhas com milho, uma fonte moderada de xantofilas.
  • Gema Laranja-escuro: pode significar que as galinhas se beneficiaram de uma dieta rica em xantofilas, como milho vermelho, cenoura e pigmentos naturais provenientes da páprica. Esses alimentos contêm pró-vitamina A, benéfica para a saúde ocular e imunológica.

LEIA MAIS: 6 coisas que você faz errado na cozinha e nem imagina

A coloração verde da gema do ovo cozido

O tom esverdeado em gemas cozidas é resultado da liberação de sulfeto de hidrogênio e de uma reação que ocorre com o ferro da gema no momento do cozimento excessivo. Essa coloração não apresenta riscos à saúde e pode ser evitada cozinhando os ovos por até 10 minutos e, em seguida, imergindo-os em água gelada.

Priorize ovos de qualidade para o bem-estar

Agora que você compreende o que a cor da gema do ovo pode revelar sobre a alimentação das galinhas, faça escolhas conscientes. Opte por ovos de galinhas criadas livres e alimentadas com uma dieta variada.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.