Alguns alimentos podem ser consumidos após o prazo de validade? Confira!

Consumir alimentos fora da validade pode trazer complicações a sua saúde

Na hora de consumir determinado alimento é importante verificar se ele está dentro do prazo de validade. Apesar de parecer inofensivo, o consumo de alimentos fora da validade pode comprometer a sua saúde. Para saber os riscos associados ao consumo de alimentos vencidos, continue a leitura!

Riscos do consumo de alimentos vencidos

O consumo de alimentos fora da validade pode provocar dores estomacais, diarreia, infecção alimentar, vômitos e náuseas. No caso das pessoas que sofrem de doenças crônica, como diabetes, o consumo desse tipo de alimento pode gerar complicações ainda mais graves.

Entre as bactérias que podem causar sérias infecções intestinais está a Escherichia Coli e Salmonella sp. Além delas existe a Clostridium Botulinun, considerada uma das mais perigosas, que está presente em alimentos enlatados que foram recontaminados ou que sofreram processamento térmico inadequado.

LEIA MAIS: Chá Anti-Inflamatório Que Ajuda A Baixar O Açúcar No Sangue – Veja Como Tomar!

Alimentos fora da validade que não devem ser consumidos

Algumas pessoas consideram que se um produto estiver congelado e passe da validade, ainda estará próprio para consumo. No entanto, alguns alimentos, mesmo que congelados, não devem ser consumidos, uma vez que podem causar sérios problemas de saúde. Entre os alimentos estão:

  • Embutidos: as bactérias tomam conta dos embutidos quando estão fora da validade e liberam toxinas que podem causar sérias complicações;
  • Molho de tomate: é um dos alimentos mais sensíveis quando se fala de validade, uma vez que se contamina muito facilmente tanto por bactérias, como por fungos;
  • Maionese: não deve ser consumida se estiver fora da validade ou mal conservada. Lembre-se que alimentos à base de gordura são facilmente contaminados.

Portanto, para evitar complicações na sua saúde devido a alimentos vencidos é importante organizar a sua geladeira. Então, os produtos que estão prestes a vencer devem ser colocados na frente para serem utilizados primeiro, enquanto os demais podem ficar no fundo da geladeira.

Agora que você já sabe os riscos de consumir alimentos fora da validade, por que não confere mais matérias como essa no site Brazil Greece?!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais