Dicas

O jeito certo de colocar sal na comida: você tem feito errado a vida toda

O jeito certo de colocar sal na comida: você tem feito errado a vida toda
By     -   On

Se você é uma pessoa que gosta de cozinhar, sabe que colocar sal na comida é uma das partes mais importantes do processo.

No entanto, muitas vezes, mesmo seguindo as receitas, o prato pode acabar ficando salgado demais ou sem sal.

Neste artigo, vamos mostrar que existe um jeito certo de colocar o sal na comida e dar dicas para acertar no ponto do sal, garantindo uma experiência gastronômica perfeita.

Dicas para acertar no ponto do sal

  • Antes de colocar o sal na comida, é importante pensar em todos os ingredientes que serão utilizados e seus gostos específicos. Alguns alimentos já são naturalmente salgados e isso deve ser considerado.
  • Durante o processo de preparação da refeição, é fundamental experimentar a comida diversas vezes, já que cada ingrediente incluído pode mudar o gosto final do prato.
  • E vá com calma: coloque um pouco de sal de cada vez, experimente e vá acrescentando lentamente, para evitar exageros.
  • Diversificar os temperos também é uma boa ideia para dar sabor ao prato sem precisar exagerar no sal.

Afinal, o sal é responsável por realçar os sabores, mas não é o único tempero disponível.

Salgou demais?

Não se preocupe! É possível corrigir o excesso de sal. Adicionar açúcar e vinagre de maçã em quantidades iguais pode ajudar a balancear o sabor.

O limão também pode ser um aliado nesse processo, mas lembre-se de que ele possui um gosto específico.

LEIA MAIS: Por que tem gente colocando SAL grosso por cima dos ovos?

Quando adicionar sal na comida?

O sal não penetra instantaneamente no alimento, por isso, é ideal que ele seja adicionado no início do processo de preparação, para ter tempo de se misturar ao prato. Conforme a comida é aquecida, o sal consegue penetrar mais rápido no alimento.

No caso de cozimento de vegetais, o sal precisa passar por duas camadas, portanto, é necessário um tempo maior em contato com o alimento.

Jeito certo de acrescentar o sal

O jeito certo de acrescentar o sal é de cima para baixo, dessa forma, ele será distribuído uniformemente no prato. Ao salgar de perto, o sal fica concentrado em porções desproporcionais, alterando o gosto ao longo do prato.

Essa técnica de salgar de cima para baixo também deve ser utilizada com outros temperos, principalmente nos mais picantes.

Você gostou dessas dicas? Explore mais artigos aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.