Sidra ou Cidra? Barman gringo explica o mistério da bebida da virada de 2022!

Nos últimos anos, a sidra roubou corações de consumidores nos supermercados, pois contém uma pequena porcentagem de álcool e é uma bebida deliciosa e refrescante. No entanto, até o momento, muitos consumidores da sidra não entenderam exatamente o que ela é e como é feita. Então, é por isso que estamos aqui!

Sidra ou Cidra?

A sidra é uma bebida alcoólica produzida pela fermentação do suco de maçã, seguindo o mesmo procedimento que o vinho. No entanto, o suco de maçã contém muito menos açúcar natural que o vinho, portanto, sua taxa de álcool não excede 5%- 7,5%.

Enquanto que a cidra, com “c” designa uma fruta da árvore da cidreira, da família das rutáceas.

Como é feita?

Colheita

Para realizar a produção de sidra, as frutas devem estar maduras. Além disso, o processo começa com a sua colheita.

Moagem e pressão

Em seguida, segue a moagem e a prensagem para fazer polpa das maçãs. Esta polpa é então pressionada pela aplicação de pressão sobre um tecido que separa o suco úmido da polpa e atua como um filtro.

LEIA MAIS: Qual Vinho Combina Com Você? Veja Qual É O Vinho Ideal Para Sua Personalidade!

Fermentação

Na fermentação os açúcares no suco são convertidos em álcool com o efeito do fermento. Além disso, uma vez que a fermentação termina, a maturação começa, durando de duas semanas a dois anos. Durante a maturação, desenvolverá a gama de sabores e aromas complexos.

O fator-chave na determinação dos recursos (sabor, cor, álcool) de uma sidra são as variedades de maçãs usadas na fermentação.

A História da Sidra

O primeiro testemunho da cidra foi feito pelo geógrafo grego Estrabão em 60 a.C. na área de Astúria.

É a área com a maior produção da Espanha, onde a sidra é considerada não apenas uma bebida, mas uma parte inerente de sua cultura e folclore.

Além disso, existem relatórios de sidra gravados dos Tempos Romanos, em 55 a.C., quando Júlio César viu celtas fazendo uma bebida alcoólica com maçãs fermentadas.

A Sidra hoje

Hoje, a sidra é produzida em muitos países ao redor do mundo, enquanto os maiores produtores de sidra são França, Grã-Bretanha, Espanha e os EUA. Na Argentina e Brasil, a cidra é chamada CIDRA e é uma das bebidas alcoólicas mais populares durante o Natal e o Ano Novo.

De fato, Cereser, uma das marcas mais tradicionais de sidra do Brasil, escreve em seu site que “em harmonia com o mercado brasileiro” diferenciou sua gama de produtos do sabor tradicional da maçã, em outras macieiras mais incomuns. Além de ter sidra sabor pêssego e sidra com gosto de uvas, Cereser também produz sidra com e sem álcool.

Agora, você sabe o que beber no Natal e no Ano Novo!

Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes em Brazil Greece.

você pode gostar também