Sinestesia: qual é a cor do seu nome? Descubra aqui!

Norte americana utiliza da sinestesia para criar aplicativo

A sinestesia é um fenômeno neurológico que faz com que o estímulo de um sentido cause reações em outro. Por exemplo, para uma pessoa com sinestesia, o número 2 pode ser sempre vermelho e a sexta-feira pode ter sabor adocicado.

Partindo desse princípio, a norte-americana Bernadette Sheridan transformou a própria sinestesia em um aplicativo, que tem como objetivo mostrar a cor que ela enxerga no nome das pessoas. Para saber mais sobre essa plataforma, continue a leitura!

O que é a sinestesia?

Como mencionando anteriormente, a sinestesia é um distúrbio proveniente do cruzamento de informações dentro do cérebro. Existem vários tipos de sinestesia, emoções cheirosas, sabores com temperatura, cheiros barulhentos, sons coloridos, nomes com personalidade, além de números e letras com cor.

No caso dos cheiros barulhentos há uma confusão entre o córtex auditivo e os receptores olfativos, fazendo com que a pessoa ouça sons quando experimenta um perfume, como exemplo. Já no caso dos sons coloridos, em vez do som ir direto ao córtex auditivo, os ruídos passam pelo córtex visual. Assim, uma nota musical fica parecendo uma bola colorida.

Para a sinestesia envolvendo números e letras com cor, caso da norte-americana, o córtex visual, no lugar de processar apenas o sinal escrito, processa a cor com que ele foi impresso e o cérebro o relaciona com outras cores específicas.

LEIA MAIS: Teste De Personalidade: Escolha A Sua Fruta Favorita E Descubra Quem Você É!

Como funciona a plataforma?

A plataforma funciona baseada no alfabeto de cores de sinestesia da Bernadette e é totalmente interativa. Nesse sentido, para verificar a cor correspondente ao seu nome basta digitar a palavra em questão no campo disponível.

Na medida que você digita, a visualização “sinestesia” do seu nome aparece dinamicamente na tela. Quer saber como fica seu nome nessa plataforma? Então acessa o site Synesthesia.Me e confira como ficam as cores no seu nome.

Agora que você já sabe as cores associadas ao seu nome, por que não confere mais matérias como essa no site Brazil Greece?!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais