Dentro ou fora da geladeira: será que você guarda tomates da forma correta?

Saiba qual a maneira correta de armazenar os tomates

As geladeiras e os refrigeradores foram projetados para armazenar grande parte dos alimentos, de forma correta, e evitar que, por meio da refrigeração, essas comidas perdessem a validade de forma mais rápida. Porém, existem alguns alimentos que, ao serem colocados na geladeira, perdem seu sabor e aroma e deixam de ficar saborosos. Para saber mais se o tomate pode ficar na geladeira, confira o artigo na íntegra!

Os tomates podem ir à geladeira?

Essa é uma informação que muitos não sabem dar com clareza. A sabedoria popular sustenta que os tomates nunca devem ser refrigerados, pois muitos revelam que deixá-los sobre refrigeração faz com que fiquem com uma textura estranha além de ficar sem sabor.

Alguns outros dizem que, na verdade, isso não se passa de um mito popular. A verdade é que não existe uma resposta única para todos. Antes de tomar a decisão importante, de refrigerar ou não o tomate, é necessário levar alguns fatores em consideração: o amadurecimento, a origem, a variedade dos tomates e a temperatura ambiente da cozinha.

LEIA MAIS: POUPE dinheiro! Veja como escolher as frutas e verduras perfeitas nas compras!

Observar a maturidade é a chave da questão

O fator mais importante é, de fato, observar o amadurecimento dos tomates. Se eles estiverem no pico da maturação, podem ser refrigerados por até três dias para interromper o processo de amadurecimento. Mas, antes do consumo, os tomates devem ser trazidos de volta à temperatura ambiente.

Caso o tomate ainda não esteja maduro, deve ser permanecido em temperatura ambiente e, também, é recomendado que os frutos fiquem longe da luz solar direta ou de temperaturas muito mais altas, pois estas podem acelerar o apodrecimento.

LEIA MAIS:  11 Frutas Que Diabético Pode Comer! Confira!

O tipo do tomate também é relevante

A variedade do tomate é outro fator determinante para o resfriamento. Nem todos os tomates são cultivados igualmente. Por isso, alguns são mais sensíveis à refrigeração, resistindo à degradação por longos períodos de tempo com pouco efeito adverso no sabor.

Os Tomates Roma se beneficiarão mais do armazenamento em temperatura ambiente. Essas modalidades de tomates híbridos, são criados especificamente para durar muito tempo nas prateleiras, e por isso, sua sensibilidade à refrigeração reflete isso.

Por fim, gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também