‘Brigadeiro português’ vendido nos EUA gera revolta nos brasileiros

Veja a polêmica com o doce brasileiro.

No universo das delícias, um embate inusitado tem tomado as redes sociais. O famoso supermercado Trader Joe’s nos EUA vende brigadeiro português, causando revolta entre brasileiros.

A inscrição na embalagem afirma que se trata de “melt in your mouth – treats from Portugal” (derrete em sua boca – delícias de Portugal, em português).

Essa ação inesperada gerou uma onda de indignação entre os brasileiros, que consideram isso uma apropriação indevida de uma sobremesa que é parte fundamental de sua cultura gastronômica.

A revolta dos brasileiros

O caso se tornou viral na internet: os comentários na página do supermercado no Instagram, contestando a origem do produto, superaram os cinco mil, numa postagem que inicialmente não tinha relação com o assunto.

Os brasileiros expressaram seu descontentamento, argumentando que o brigadeiro é uma sobremesa genuinamente brasileira, e que atribuí-la a Portugal é no mínimo uma brincadeira de mau gosto.

Na internet, os brasileiros demonstraram sua criatividade ao protestar contra essa situação. Surgiram hashtags como “BrigadeiroIsFromBrasil” (Brigadeiro é do Brasil) e “JusticeforBrigadeiro” (Justiça para o Brigadeiro), que ganharam destaque nas publicações.

Além disso, memes e vídeos engraçados inundaram as plataformas, como o tiktoker Brando Drake, que emitiu sua opinião recheada de bom-humor.

Leia mais: Programa criativo: TikTok libera forma de ganhar dinheiro com o app no Brasil

Defesa e contextualização

O supermercado, em sua defesa, explica que os brigadeiros vendidos temporariamente em suas lojas são importados de Portugal e que são igualmente famosos nesse país europeu. No entanto, a origem histórica do brigadeiro é inegavelmente brasileira.

Foi criado nas décadas de 1940 e sua história remete à época de eleição para presidente, momento no qual algumas mulheres apoiadoras do candidato brigadeiro Eduardo Gomes deram vida à guloseima, daí o nome “brigadeiro”. O objetivo era vender os doces a fim de levantar fundos para sua campanha.

Leia mais: Receita DELICIOSA de brigadeiro de banana que não leva leite nem açúcar

A questão da apropriação cultural e gastronômica

No entanto, ainda não houve pronunciamento oficial da empresa acerca das reclamações dos brasileiros. O debate sobre a apropriação cultural e gastronômica, que já é uma discussão global, ganha um novo capítulo com esse episódio do brigadeiro nos EUA.

Em suma, a história do brigadeiro português, tão querido pelos brasileiros, ganhou contornos inesperados com sua presença nas prateleiras do Trader Joe’s como um “doce de Portugal”.

As reações fervorosas nas redes sociais demonstram como a comida pode ser muito mais do que apenas alimento, sendo também uma parte essencial da identidade cultural de um povo.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

você pode gostar também