Veja como os gregos costumavam preservar as comidas sem geladeira

Aprenda com essa técnica...

A culinária e a preservação de alimentos sempre foram aspectos essenciais da cultura de qualquer sociedade ao longo da história. Os gregos antigos, conhecidos por suas contribuições à filosofia, política e artes, também tinham uma rica tradição culinária que envolvia métodos de preservação de alimentos notáveis. Entre esses métodos estavam o uso de ingredientes como mel, vinagre e resina, que desempenhavam um papel fundamental na manutenção da frescura de carne, peixe, legumes e frutas.

Vamos explorar as técnicas de preservação que os antigos gregos costumavam utilizar

Carne fresca sem sal

A carne fresca era coberta com mel e pendurada em um recipiente. Usavam esta técnica principalmente no inverno, pois no verão a carne só durava alguns dias. O mesmo se aplicava à carne cozida.

Peixes fritos

Os gregos colocavam os peixes fritos no vinagre quente assim que o retiravam do fogo.

Leia mais: Dá para congelar abacate? Veja como fazê-lo durar bem mais e economizar

Ostras

Além disso, lavavam as ostras com vinagre ou a colocavam em um pote alcatroado.

Pele de porco ou boi e pés cozidos

Colocavam esses alimentos em mostarda feita com vinagre, sal e mel para cobri-los completamente e podiam usá-los a qualquer momento.

Produtos com mel

Preparavam farinha de espelta e a misturavam com mel quando era necessário fazer algum doce.

Uvas

Colhiam as uvas, as ferviam em água doce e então as transferiam para um recipiente. Em seguida, vedavam o recipiente com gesso e o colocavam em um local fresco e sombreado. As uvas permaneciam frescas, e podiam dar a água resultante poderia a pessoas doentes como um hidromel. As uvas também permaneciam intocadas as armazenassem em cevada.

Maçãs e romãs

Mergulhavam as maçãs em água fervente e então as retiravam e as penduravam rapidamente.

Marmelos

Colocavam marmelos selecionados, juntamente com os galhos e folhas, em um recipiente e os cobriam com mel e defritum (um líquido espesso obtido da redução do mosto de uva). Dessa forma, eles os preservavam por muito tempo.

Leia mais: Veja a civilização antigo onde a mulher é bem mais importante que o homem

Figos, damascos, peras e cerejas frescas

Os gregos os selecionavam cuidadosamente junto com os talos e os colocavam no mel, sem, no entanto, entrar em contato uns com os outros.

Limões

Além disso, colocavam os limões em um recipiente, que o vedavam com gesso.

Amoras

Preparavam o suco de amora e o misturavam com sapa (um tipo de xarope). Então, o derramavam sobre as amoras em um recipiente de vidro. Dessa forma, preservavam as amoras por um longo período.

Vegetais

Eles também selecionavam os vegetais, não muito maduros, e então os colocavam em um recipiente untado com resina.

Pepinos

Após a limpeza, eles eram colocados em um recipiente e regados com uma mistura de azeite de mirto, mel e vinagre. Outro método envolvia diluir mostarda com mel, vinagre e sal e derramar essa mistura sobre os pepinos.

Cogumelos

Trufas não afetadas pela chuva eram colocadas em um recipiente em camadas separadas por serragem seca. Em seguida, o recipiente era vedado com gesso e colocado em um local fresco.

Pêssegos

Os melhores pêssegos eram selecionados e colocados na salmoura. No dia seguinte, eles eram retirados da salmoura, secos bem e colocados em um recipiente. Por cima, eram regados com sal, vinagre e tomilho.

Mas hoje, a geladeira é um dos mais importantes aparelhos da casa, por isso precisamos investir para comprar uma boa e não se arrepender depois.

você pode gostar também