Você sabe por que os vinhos têm cores diferentes? NÃO é pelo tipo da uva…

Aprenda mais sobre os detalhes do vinho

Ao aprender sobre os detalhes e características do vinho, a coloração deles também é imensamente importante para a bebida. Mas, o que significa a coloração do vinho? Durante a análise sensorial, a coloração pode dar alguns spoilers sobre a origem da uva, tempo de envelhecimento e outros detalhes que revelam a procedência da bebida. Para aprender mais sobre a coloração do vinho, confira o artigo na íntegra!

LEIA MAIS: Afinal, o que é o vinho laranja e o que ele tem de tão especial?

O que a coloração revela sobre o vinho?

Muito se engana quem pensa que a coloração do vinho apenas revela sobre o tipo e a origem da uva. A sua cor também pode ser causada por uma interferência durante o processo de vinificação da bebida.

Apesar de os mais comuns a serem encontrados são o tinto, rosé e branco, os vinhos são produzidos em uma diversidade de coloração, como, por exemplo, o vinho verde e o vinho laranja. Confira quais características possuem a ver com a coloração.

Vinho tinto

Os vinhos tintos não possuem muitos mistérios, eles possuem essa coloração devido à sua produção a partir de uvas tintas. Durante a sua fermentação e maceração, o sumo fica em contato com as cascas da fruta, resultando no tom vermelho arroxeado da bebida.

São diversos tipos de vinho tinto: quanto tempo mais o sumo e as cascas ficam em contato, mais intensa será a coloração da bebida. Assim, ela pode possuir tons de vermelho claro, tons de rubi e ainda violáceo, ou púrpura.

Vinho branco

Para o vinho branco, são utilizadas uvas brancas, prensadas antes do processo de fermentação, o que faz com que o sumo e a casca sejam separadas. As tonalidades da bebida podem variar do amarelo pálido ao amarelo esverdeado.

Vinho Rosé

Realiza-se a produção do rosé a partir de uvas tintas. O que faz com que esse tipo de vinho possua a coloração mais rosada é o tempo que a casca fica em contato com o mosto, que é bem mais curto do que na produção de vinho tinto.

Vinho laranja

Para a produção do vinho mais alaranjado, a pele da fruta fica em contato com o mosto por um longo tempo, até que o líquido chegue a coloração desejada. Assim, é possível que o vinho chegue a tonalidades que variam do amarelo ao alaranjado âmbar.

LEIA MAIS: 3 Vinhos bons e baratinhos para tornar o seu dia mais que ESPECIAL!

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também