Brazil Greece

»

»

10 Vinhos Gregos para experimentar e não se esquecer nunca mais – Confira!

| Em 20/11/2022 às 12:10

Quando você sai para comprar um vinho, pensa em algum rótulo grego? Pois, deveria! Ainda que os exemplares chilenos, italianos, franceses e espanhóis mereçam, sim, muito respeito, há pelo menos dez vinhos gregos que precisa provar e, com certeza, não esquecer!

Os gregos estão entre os primeiros povos a produzir vinho no mundo! Tanto que, ainda hoje, a Grécia tem alguns dos vinhedos mais antigos existentes. Isso faz com que o país seja respeitado por seus excelentes vinhos locais.

Conheça alguns dos exemplares de vinhos gregos para colocar, já, na sua lista das bebidas favoritas.

A história dos vinhos gregos

Quando falamos em primeiras produções, nos referimos a menções realmente da Antiguidade, há cerca de 6.500 anos. Naquela época – e por muito tempo, a bebida ocupava o posto de prestígio, principalmente durante o Império Romano.

Uma fama que perdurou até a Idade Média, de tal forma que eram exportados para além do território, em especial, os exemplares produzidos em Creta, Monemvasia e outros portos gregos.

Hoje, a produção de vinho transformou-se em uma arte refinada e há rótulos gregos que se destacam em todo o mundo. Mas, é interessante observar que essa produção se divide entre aquelas pautadas na tradição e outras que inserem uma pitada de inovação.

Um ponto bem específico sobre as vinícolas gregas diz respeito, sobretudo, às castas que se desenvolvem em tipos de solo únicos. Isso dá à uva características bem peculiares, tornando a bebida inigualável.

Além disso, para garantir que os consumidores conheçam a origem do vinho que estão tomando, os vinhos gregos seguem o sistema de denominações aplicado na Europa, os chamados regimes de qualidade. Assim, temos:

  • rótulos de Origem Geográfica Protegida (PGO): ligações fortes com o local onde são produzidos. Isso significa que a uva deve ser proveniente exclusivamente da área geográfica onde o vinho é produzido.
  • rótulos de Identificação Geográfica Protegida (IGP): destaca a relação entre o nome do produto e a região geográfica delimitada. Para os vinhos, significa que, ao menos, 85% das uvas são provenientes da região onde a bebida é produzida.

De posse dessas informações, vamos conhecer dez rótulos que precisam estar na sua adega?

10 vinhos gregos para experimentar

Assyrtiko

Embora conhecido como um vinho produzido originalmente na ilha de Santorini, o Assyrtiko agora é feito em todo o país. A bebida é produzida em vinhas localizadas perto do mar e as uvas conseguem manter a acidez, mesmo com o amadurecimento.

Como resultado, temos um vinho branco leve, com notas de limão e sutil amargor salino no final.

Moschofilero

As uvas Moschofilero crescem no Peloponeso e produzem um vinho branco seco, cheio de aromas. Só para exemplificar, você pode notar sabores de pêssego e limão-doce, além das notas de damasco e frutas secas quando está envelhecido.

Agiorgitiko

A variedade nativa da Nemea, famosa região vinícola do Peloponeso, resulta em um vinho tinto robusto com sabores de framboesa doce, groselha e noz-moscada. Também possui notas sutis de ervas amargas e taninos suaves.

Já os rosés feitos de Agiorgitiko têm notas de framboesa apimentadas, além de uma cor brilhante e profunda.

LEIA MAIS: 10 Nomes Brasileiros Que Têm Origem Na Grécia Antiga – Veja Se O Seu É Um Deles!

Malagouzia

Este exemplar de vinhos gregos vem de uma uva originária da Macedônia, aliás, uma variedade bastante recente produzida no norte da Grécia. Dá origem a vinhos brancos encorpados, com acidez equilibrada e aromas interessantes.

Xinomavro

Xinomavro, em grego, significa “preto azedo”. E esta é a principal variedade de uva produzida na Macedônia, principalmente nas áreas de Naoussa e Amyndeo. A uva tem bom potencial de envelhecimento e um rico caráter tânico.

Muitas vezes, é comparado ao Nebbiolo italiano devido às notas de cereja escura e alcaçuz.

Vidiano

Uma das mais antigas uvas brancas de Creta, a Vidiano tornou-se muito popular entre as variedades locais da ilha. E pensar que estava quase extinta até que enólogos cretenses entenderam seu potencial e trabalharam duro para reviver sua grande complexidade.

A Vidiano produz vinhos elegantes com variedade de aromas de frutas brancas e amarelas, frutas cítricas e flores brancas, mantendo-se robusto e encorpado.

LEIA MAIS: As 10 Melhores Vinícolas Do Vinhedo Vulcânico De Santorini!

Savatiano

Com o nome que, em grego, significa “uva do sábado”, é a principal casta branca da região da Ática. Uma de suas características mais marcantes é a resistência ao calor. Sob fermentação a frio, oferece sabores de maçã verde e limão.

Por outro lado, se envelhecido em carvalho, caracteriza-se pelo palato médio mais cremoso.

Mavrodaphne

Variedade cultivada principalmente no Peloponeso e na Ilha de Cefalônia, é normalmente misturada à uva Black Corinth para a produção de um vinho doce de colheita tardia. Este exemplar de vinhos gregos apresenta um sabor distinto de passas e chocolate, além de taninos mais marcantes.

Como exemplo de inovação, alguns produtores estão agora a misturá-la com outras variedades, produzindo vinhos tintos secos, ricos e encorpados.

Vinsanto

Outra grande variedade de Santorini que deve muito ao seu solo vulcânico. Aqui, produz-se um vinho doce a partir de três tipos de uvas brancas – Assyrtiko, Aidani e Athiri. Com título de “vinho sagrado”, a bebida tem aromas de passas, damasco seco, framboesa e cerejas ao marrasquino.

Ainda, oferece contrastes impressionantes entre sabores doces e amargos causados ​​pelos taninos marcantes, algo único em um vinho branco.

Moscatel de Samos

Encerrando nossa lista de vinhos gregos, o Moscatel de Samos apresenta-se em diferentes variedades, tanto secas como doces, mas sempre com notas bastante aromáticas.

Entre os vinhos mais populares estão o Vin Doux e o Samos Anthemis, este envelhecido em carvalho por cinco anos. Como resultado, adquire um cor âmbar com sabores de caramelo, caramelo e melaço leve.

Ainda entre os exemplares do moscatel, temos o Samos Nectar, feito de uvas secas ao sol e envelhecido por três anos em carvalho. A bebida tem aromas intensos, cor café mais escura e um teor alcoólico mais baixo do que outros vinhos de sobremesa de Samos.

E aí, gostou dos vinhos gregos que te apresentamos aqui? Saiba que qualquer um deles cai bem no seu jantar, oferecendo um sabor tentador da Grécia. Para complementar a refeição, tente um dos seis pratos típicos de Santorini!

Caso queira ver outros artigos como este, acesse o site Brazil Greece e continue navegando!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags: vinhos

RECENTES

4 coisas que só existem no Brasil (e que surpreendem até os gregos!)

4 coisas que só existem no Brasil (e que surpreendem até os gregos!)

Quem visita o Brasil pela primeira vez pode se deparar com algumas situações bem diferentes, especialmente se vier de um país como a Grécia. Apesar de brasileiros e gregos compartilharem uma cultura calorosa e cheia de vida, há muitos costumes do dia a dia que não...

Ir para a Grécia com criança? GREGO conta o que ninguém tem coragem

Ir para a Grécia com criança? GREGO conta o que ninguém tem coragem

Se você me perguntasse há alguns anos se eu viajaria com um bebê para uma ilha grega, eu provavelmente diria: “Claro que não! Vai ser uma loucura.” Mas cá estou eu, escrevendo esse artigo depois de ter feito exatamente isso com minha esposa brasileira e nossa filha,...

9 destinos nacionais imperdíveis para viajar no Corpus Christi

9 destinos nacionais imperdíveis para viajar no Corpus Christi

Se tem uma coisa boa, é feriado, né? E, para a nossa alegria, tem mais um chegando aí! Se, se quer ideias de uma viagem curta, sem perder na experiência de descobertas e significado, que tal uma olhada nestes destinos nacionais para viajar no Corpus Christi? Em 2025,...

Como ter sucesso nos estudos (e aprender até GREGO!)

Como ter sucesso nos estudos (e aprender até GREGO!)

A educação é uma das ferramentas mais poderosas que temos para transformar a nossa vida. E não importa se você já terminou a faculdade ou está começando agora: sempre existe algo novo para aprender. Pode ser um curso rápido, uma habilidade prática ou até, por que não,...

Veja quem era o deus grego que adorava as relações extraconjugais

Veja quem era o deus grego que adorava as relações extraconjugais

Se você já ouviu falar da mitologia grega, mesmo que só um pouco, provavelmente o nome Zeus não soa estranho. Ele é uma das figuras mais marcantes de todo o panteão grego, e seu nome aparece em praticamente todos os grandes mitos da Grécia Antiga. Mas você sabe...

Ela existiu? Confira como era Troia de Homero e veja suas ruínas

Ela existiu? Confira como era Troia de Homero e veja suas ruínas

Troia é, sem dúvida, uma das cidades mais famosas da Antiguidade. Seu nome desperta a curiosidade de gerações há milhares de anos, seja pelas histórias de heróis como Aquiles e Heitor, ou pelo famoso Cavalo de Troia. Mas afinal, será que essa cidade existiu de...

Esfera cósmica alienígena é descoberta e está nos observando

Esfera cósmica alienígena é descoberta e está nos observando

Há muitas pessoas, inclusive cientistas, que acreditam que existem extraterrestres, e afirmam com certeza que não estamos sozinhos neste universo. Recentemente, essas pessoas inundaram as redes sociais com publicações sobre uma nova e misteriosa estrutura cósmica que...

34 nomes latinos lindos e poderosos para meninos e meninas

34 nomes latinos lindos e poderosos para meninos e meninas

Nomes de origem latina são uma opção elegante e cheia de significado. Alguns exemplos populares para meninos são Lorenzo, Benício, Vinícius e Augusto, enquanto para meninas, destacam-se Valentina, Laura, Cecília e Aurora. Então, vamos conhecer alguns nomes latinos...

Você nem imaginava, mas ESTA é a razão dos vinhos terem tantas cores

Você nem imaginava, mas ESTA é a razão dos vinhos terem tantas cores

O vinho é muito mais do que uma simples bebida. Ele carrega história, cultura e tradição em cada taça. Por isso, não é à toa que é uma bebida que muitos apreciam mundo afora. E, além de apreciado no mundo inteiro por sua riqueza de sabores, aromas e texturas, o vinho...

0 comentários