Curiosidades

Há 9 tipos de inteligência: será qual delas você tem?

Há 9 tipos de inteligência: será qual delas você tem?
By     -   On

Você sabe reconhecer quais são os tipos de inteligência? E, mais importante, você sabe qual tipo possui? Poucos têm conhecimento dessa informação, que pode direcioná-los para as áreas em que têm maior facilidade em desenvolver certas habilidades.

Ao todo, existem 9 tipos diferentes de inteligência. É fato que cada um possui um tipo específico de inteligência e, portanto, domina melhor uma determinada área do conhecimento. Assim, conhecer o seu te proporciona vantagens.

Continue a leitura para conhecer os 9 tipos de inteligência e as suas principais características.

Os 9 tipos de inteligência

Dentre as vantagens de saber o seu tipo de inteligência estão: o autoconhecimento sobre suas habilidades inatas, ajudá-lo a adaptar o aprendizado conforme as suas necessidades e, até mesmo, ajudar na escolha da carreira a ser seguida.

Aqui estão os 9 tipos de inteligência, para que você identifique o seu:

1. Inteligência linguística

Esse tipo de inteligência tem como foco todos os aspectos relacionados à comunicação. As habilidades comunicativas podem ser verbais e escritas, e aqueles que têm o tipo de inteligência linguística conseguem fazer excelente uso de ambas habilidades.

Indo além, são capazes de expressar seus próprios pensamentos de forma coesa e interpretar, com destreza, informações que lhe são passadas.

2. Inteligência lógico-matemática

A principal característica desse tipo de inteligência é a sua familiaridade com os números. Pessoas que o possuem têm maior facilidade em analisar e resolver problemas lógicos e matemáticos, de vários níveis.

Além disso, possuem melhor familiarização e capacidade de lembrar facilmente de fórmulas matemáticas e conceitos voltados para a área de ciências exatas.

LEIA MAIS: 10 coisas estranhas que você não sabia sobre o seu corpo

3. Inteligência físico-cinestésica

Indo para além do campo abstrato, a inteligência físico-cinestésica liga-se diretamente ao corpo humano e suas habilidades físico-motoras. Assim, aqueles que possuem tal inteligência, destacam-se por sua agilidade e performance ao realizar movimentos corporais.

Sua principal vantagem é a elevada capacidade de percepção do espaço o qual estão inseridos, como também noções de distância e profundidade do mesmo.

4. Inteligência visual-espacial

Também conhecida como inteligência espacial, esse tipo proporciona alta competência de memorização visual e grandes capacidades de observação. Com foco especial aos mínimos detalhes, destacam-se ao jogar jogos de tabuleiro como dama, quebra-cabeças e xadrez.

5. Inteligência intrapessoal

O autoconhecimento é um verdadeiro superpoder. Nesse sentido, as pessoas com o tipo de inteligência intrapessoal são dotadas de uma maior capacidade de realizar autorreflexões e interpretar seus próprios sentimentos.

Por isso, conseguem ter boa noção de si próprios, identificando suas falhas, medos, inseguranças e emoções. Portanto, também conseguem reparar aspectos negativos de si com maior precisão e rapidez.

6. Inteligência musical

Conforme o nome indica, a inteligência musical está relacionada a tudo aquilo na área dos sons, melodias e música. Ter esse tipo de inteligência o proporciona habilidades para aprender novos instrumentos facilmente e memorizar melodias sem esforço.

7. Inteligência interpessoal

Diferente da inteligência intrapessoal, a inteligência interpessoal trata sobre as habilidades de relações externas. Portanto, comunicação social, gerenciamento de relações interpessoais e liderança são características fortes daqueles com essa inteligência.

Destacam-se, especialmente, no ambiente de trabalho e usam seu carisma, empatia e proatividade para liderar.

8. Inteligência existencial

A inteligência existencial trata das relações humanas, como abordadas pela sociologia e filosofia. Os que têm a inteligência existencial abordam temas culturais, sociais, espirituais e, também, questões existenciais com muita familiaridade.

LEIA MAIS: 7 alimentos que te envelhecem sem você saber

9. Inteligência natural

Por fim, a inteligência natural aborda a capacidade daqueles que a têm em tratar com empatia, sensibilidade e respeito o meio ambiente, os animais e a natureza. Seu bem-estar tem ligação direta com questões ambientais, como estar constantemente ao ar livre.

Outro ponto é que se destacam notoriamente ao trabalhar com qualquer assunto relacionado a essa área, seja no campo com as plantas, ou com os animais.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.