Brazil Greece

»

»

5 alimentos inflamatórios que incham e você não sabe

| Em 06/08/2023 às 10:30

A gente é o que come, e isso não é segredo para ninguém. Isso significa que a comida afeta de forma considerável o nosso organismo. Por isso, é muito importante evitar o consumo dos alimentos inflamatórios que, sobretudo, podem causar doenças. E, por outro lado, adotar aqueles que exercem o efeito contrário e fazem muito bem.

Um dos principais prejuízos destes alimentos inflamatórios é formar alguns tipos de câncer. E por que eles fazem tão mal? Principalmente por conterem corantes, conservantes e aromatizantes. Ou seja, são altamente industrializados e processados.

Vamos saber quais são?

Alimentos inflamatórios para você evitar

1. Glúten

É, gente, esse até não causa tanta surpresa! Encontrado, por exemplo, na cevada, trigo e centeio, o glúten abre nossa lista de alimentos inflamatórios porque um de seus componentes, a gliadina, estimula a produção de zonulina. Este é um componente que aumenta a permeabilidade do intestino, que impede a liberação de toxinas. Se aumenta, tudo o que estava separado no intestino, então, cai na corrente sanguínea.

Deste modo, o organismo ativa processos inflamatórios para liberar. Isso é ainda pior para quem tem sensibilidade. Por exemplo, pessoas com doença celíaca, alergia a trigo ou mesmo ao glúten não celíaco.

LEIA MAIS: Nutricionistas revelam como montar um prato colorido e saudável rapidamente

2. Laticínios

A princípio, quem tem intolerância à lactose ou sensibilidade a outros componentes do leite experimentam processos inflamatórios quando consomem laticínios. Entre eles, queijo, iogurte e leite.

3. Carnes processadas são alimentos inflamatórios

Mais um na lista que não surpreende. Aliás, as reações inflamatórias não são o único problema das carnes processadas. Além da gordura e outros itens potencialmente perigosos, estes alimentos são ricos em conservantes, aditivos químicos e nitratos. Por isso, podem provocar ainda doenças crônicas, inclusive cardiovasculares e câncer.

4. Gordura trans

A gordura trans, com certeza, ocupa um espaço entre os alimentos inflamatórios. Encontrada em alimentos ultraprocessados, dispara a produção de moléculas inflamatórias. Sem falar nos riscos de aumentar o colesterol LDL, ao mesmo tempo em que reduz o HDL, chamado de colesterol bom. Então, é hora de dispensar aquela friturinha e substituir a margarina no pão!

LEIA MAIS: 6 coisas que você faz errado na cozinha e nem imagina

5. Açúcar refinado

Por fim, o açúcar refinado, que aumenta os níveis de glicose no sangue. Consequentemente, desequilibra a homeostase energética. E onde estes açúcares estão? Nos sorvetes, bolos e doces que tanto amamos. Só identificá-los na lista de ingredientes com os nomes de frutose e sacarose.

Como substituir os alimentos inflamatórios?

Agora que você já sabe quais são, que tal trocar os alimentos inflamatórios por opções mais saudáveis? Primeiro, adoçando seu cafezinho e suco com açúcares naturais, como mascavo e demerara. A vantagem deles é passar por menos processamento. Em segundo lugar, prefira laticínios de origem vegetal, como soja.

Ainda, opte por carnes frescas na sua dieta, a exemplo de peixe. E, por fim, adotar gorduras boas no preparo de alimentos, como azeite de oliva extravirgem.

LEIA MAIS: Qual é o melhor azeite para cada preparo na sua cozinha?

E os alimentos anti-inflamatórios?

Do outro lado da moeda, temos os alimentos que, pelo contrário, previnem inflamações no organismo. Por isso, dão aquela forcinha ao sistema imunológico. Entre os que mais destacamos, estão:

  • Azeite extravirgem
  • Feijão, soja e grão-de-bico
  • Oleaginosas (castanha, amêndoas e nozes)
  • Cereais integrais (quinoa, aveia e centeio)
  • Vegetais (repolho, brócolis, acelga, couve e espinafre, por exemplo)
  • Frutas vermelhas (morango, mirtilo e amora)

 

Viu só como não é difícil substituir os alimentos inflamatórios por opções mais saudáveis. E o melhor, até mais saborosas? Assim, você garante uma vida mais saudável e livre de desconfortos!

Gostou do conteúdo? Confira mais dicas de saúde aqui, no Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Mesmo nas casas mais bem cuidadas, baratas e formigas podem aparecer de repente. Muitas vezes, o problema não está na limpeza em si, mas em pequenos detalhes do dia a dia que acabam passando despercebidos. Uma embalagem mal fechada, uma gota de gordura esquecida no...

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Se existe um quitute que traz aconchego nos dias chuvosos, esse é o famoso bolinho de chuva. A receita é simples, prática e leva poucos minutos. É aquele tipo de preparo que lembra tardes tranquilas em família, algo muito presente tanto nas casas brasileiras quanto...

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

A inteligência emocional deixou de ser apenas um conceito da psicologia e se tornou uma das habilidades mais importantes da vida moderna. Ela aparece nas conversas com amigos, nas decisões do trabalho, nos momentos de crise e até nas situações simples do dia a dia....

Adeus mesinha de cabeceira no quarto? Veja a nova tendência do momento

Adeus mesinha de cabeceira no quarto? Veja a nova tendência do momento

No mundo da decoração, pequenas mudanças podem transformar completamente um ambiente. Um simples detalhe pode fazer o quarto parecer mais moderno, espaçoso e aconchegante. E uma dessas mudanças que vem ganhando força é a troca da tradicional mesinha de cabeceira pelas...

4 coisas que pessoas de sucesso sempre fazem ao final do dia

4 coisas que pessoas de sucesso sempre fazem ao final do dia

No ritmo acelerado da vida moderna, é comum que o dia termine em meio a cansaço, notificações e uma lista de tarefas que nunca parece acabar. Ainda assim, a forma como você decide encerrar o dia pode ter mais impacto no seu sucesso do que imagina. Pessoas...

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Quem nunca soltou um desabafo sobre o trânsito, o calor insuportável ou aquela fila que parece não andar nunca? Reclamar é humano. É uma forma de aliviar o estresse, dividir frustrações e buscar um pouco de compreensão. Mas quando o ato de reclamar deixa de ser...

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

Em muitas situações do dia a dia, a forma como nos comunicamos pode determinar o rumo de uma conversa, o sucesso de um projeto ou até a qualidade dos nossos relacionamentos. No trabalho, por exemplo, saber se expressar com clareza e empatia faz diferença direta na...

0 comentários