Brazil Greece

»

»

5 alimentos inflamatórios que incham e você não sabe

| Em 06/08/2023 às 10:30

A gente é o que come, e isso não é segredo para ninguém. Isso significa que a comida afeta de forma considerável o nosso organismo. Por isso, é muito importante evitar o consumo dos alimentos inflamatórios que, sobretudo, podem causar doenças. E, por outro lado, adotar aqueles que exercem o efeito contrário e fazem muito bem.

Um dos principais prejuízos destes alimentos inflamatórios é formar alguns tipos de câncer. E por que eles fazem tão mal? Principalmente por conterem corantes, conservantes e aromatizantes. Ou seja, são altamente industrializados e processados.

Vamos saber quais são?

Alimentos inflamatórios para você evitar

1. Glúten

É, gente, esse até não causa tanta surpresa! Encontrado, por exemplo, na cevada, trigo e centeio, o glúten abre nossa lista de alimentos inflamatórios porque um de seus componentes, a gliadina, estimula a produção de zonulina. Este é um componente que aumenta a permeabilidade do intestino, que impede a liberação de toxinas. Se aumenta, tudo o que estava separado no intestino, então, cai na corrente sanguínea.

Deste modo, o organismo ativa processos inflamatórios para liberar. Isso é ainda pior para quem tem sensibilidade. Por exemplo, pessoas com doença celíaca, alergia a trigo ou mesmo ao glúten não celíaco.

LEIA MAIS: Nutricionistas revelam como montar um prato colorido e saudável rapidamente

2. Laticínios

A princípio, quem tem intolerância à lactose ou sensibilidade a outros componentes do leite experimentam processos inflamatórios quando consomem laticínios. Entre eles, queijo, iogurte e leite.

3. Carnes processadas são alimentos inflamatórios

Mais um na lista que não surpreende. Aliás, as reações inflamatórias não são o único problema das carnes processadas. Além da gordura e outros itens potencialmente perigosos, estes alimentos são ricos em conservantes, aditivos químicos e nitratos. Por isso, podem provocar ainda doenças crônicas, inclusive cardiovasculares e câncer.

4. Gordura trans

A gordura trans, com certeza, ocupa um espaço entre os alimentos inflamatórios. Encontrada em alimentos ultraprocessados, dispara a produção de moléculas inflamatórias. Sem falar nos riscos de aumentar o colesterol LDL, ao mesmo tempo em que reduz o HDL, chamado de colesterol bom. Então, é hora de dispensar aquela friturinha e substituir a margarina no pão!

LEIA MAIS: 6 coisas que você faz errado na cozinha e nem imagina

5. Açúcar refinado

Por fim, o açúcar refinado, que aumenta os níveis de glicose no sangue. Consequentemente, desequilibra a homeostase energética. E onde estes açúcares estão? Nos sorvetes, bolos e doces que tanto amamos. Só identificá-los na lista de ingredientes com os nomes de frutose e sacarose.

Como substituir os alimentos inflamatórios?

Agora que você já sabe quais são, que tal trocar os alimentos inflamatórios por opções mais saudáveis? Primeiro, adoçando seu cafezinho e suco com açúcares naturais, como mascavo e demerara. A vantagem deles é passar por menos processamento. Em segundo lugar, prefira laticínios de origem vegetal, como soja.

Ainda, opte por carnes frescas na sua dieta, a exemplo de peixe. E, por fim, adotar gorduras boas no preparo de alimentos, como azeite de oliva extravirgem.

LEIA MAIS: Qual é o melhor azeite para cada preparo na sua cozinha?

E os alimentos anti-inflamatórios?

Do outro lado da moeda, temos os alimentos que, pelo contrário, previnem inflamações no organismo. Por isso, dão aquela forcinha ao sistema imunológico. Entre os que mais destacamos, estão:

  • Azeite extravirgem
  • Feijão, soja e grão-de-bico
  • Oleaginosas (castanha, amêndoas e nozes)
  • Cereais integrais (quinoa, aveia e centeio)
  • Vegetais (repolho, brócolis, acelga, couve e espinafre, por exemplo)
  • Frutas vermelhas (morango, mirtilo e amora)

 

Viu só como não é difícil substituir os alimentos inflamatórios por opções mais saudáveis. E o melhor, até mais saborosas? Assim, você garante uma vida mais saudável e livre de desconfortos!

Gostou do conteúdo? Confira mais dicas de saúde aqui, no Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Por que tantas pessoas estão colocando sal no vaso sanitário?

Por que tantas pessoas estão colocando sal no vaso sanitário?

O vaso sanitário é um dos cantos da casa que mais exigem atenção durante a faxina. E, embora os produtos de limpeza industrializados continuem firmes nas prateleiras, cada vez mais pessoas estão redescobrindo o valor das soluções caseiras. Elas são práticas,...

7 coisas que só pessoas evoluídas notam quando vão ao restaurante

7 coisas que só pessoas evoluídas notam quando vão ao restaurante

Ir a um restaurante é muito mais do que sair para comer. Para algumas pessoas, essa experiência envolve atenção aos mínimos detalhes: o clima do ambiente, as reações das pessoas à mesa, o comportamento dos funcionários. Esses pequenos gestos e percepções revelam algo...

6 países em que os brasileiros não são tão bem-vindos assim

6 países em que os brasileiros não são tão bem-vindos assim

Viajar vai muito além de arrumar a mala. É organizar documentos, passagens, hospedagem, câmbio e, claro, pensar na saúde e segurança. Mesmo com tudo em ordem, alguns destinos continuam sendo um desafio, não só pela burocracia, mas também por regras rígidas, contextos...

Chora vendo filmes? Veja o que isso revela sobre você

Chora vendo filmes? Veja o que isso revela sobre você

Para muita gente, chorar durante um filme ainda é visto como algo vergonhoso, exagerado ou “dramático demais”. Não faltam comentários como “é só um filme” ou “não precisa se emocionar tanto”. Mas a psicologia aponta numa direção bem diferente: as lágrimas que aparecem...

Coisas que você deveria aprender com o Chandler Bing para uma vida melhor

Coisas que você deveria aprender com o Chandler Bing para uma vida melhor

O ator Matthew Perry, eternizado como Chandler Bing na série Friends, faleceu no dia 28 de outubro de 2023, aos 54 anos. A notícia deixou milhões de fãs em todo o mundo de luto, não somente por perderem um dos rostos mais queridos da televisão, mas por acompanharem,...

Qual arcanjo te protege de acordo com a sua data de nascimento?

Qual arcanjo te protege de acordo com a sua data de nascimento?

Desde tempos antigos, muitas tradições espirituais acreditam que não estamos sozinhos. Cada pessoa nasceria sob a proteção de uma força luminosa, um guia que acompanha nossos passos e fortalece nossa jornada. No cristianismo, e também em várias correntes esotéricas,...

Não é só frio! Veja o real significado oculto do arrepio

Não é só frio! Veja o real significado oculto do arrepio

Você está andando pela rua, fones nos ouvidos, curtindo sua música favorita. De repente, sente os pelos dos braços se levantarem. Não há vento, nem frio, nem nada de assustador à vista. O que será que acabou de acontecer? O arrepio é uma reação simples à primeira...

Conheça as unhas Baby Boomer, a unha que virou tendência nos salões

Conheça as unhas Baby Boomer, a unha que virou tendência nos salões

Entre tantas tendências de nail art que aparecem nas redes sociais, uma em especial tem chamado atenção pela simplicidade e sofisticação: as unhas baby boomer. Diferente das decorações chamativas ou cheias de cores, esse estilo aposta em algo mais sutil, um visual...

0 comentários