Saúde

Nutricionistas revelam como montar um prato colorido e saudável rapidamente

Nutricionistas revelam como  montar um prato colorido e saudável rapidamente
By     -   On

Em busca de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes que previnam doenças, nutricionistas têm sido a principal referência na hora de fazer uma refeição saudável e saborosa. Destacam que uma refeição colorida é o caminho para alcançar uma alimentação saudável e variada, repleta de fitoquímicos essenciais.

De acordo com as orientações de nutricionistas, é fundamental consumir de três a cinco frutas diariamente, juntamente com verduras e legumes nas principais refeições.

Uma dica valiosa é colocar, pelo menos, quatro cores diferentes de alimentos no prato, pois isso é um indicativo de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes essenciais.

Segundo eles, existem cinco nutrientes fundamentais para garantir uma boa saúde e bem-estar. Os carboidratos, encontrados em alimentos como batata-doce, arroz integral e cereais integrais, fornecem a energia necessária para as atividades diárias.

As proteínas, por sua vez, estão presentes em carnes magras, peixes, ovos e leguminosas, desempenhando um papel essencial na manutenção dos músculos e estruturas do corpo.

Já as gorduras saudáveis, obtidas através do azeite, peixes e abacates, auxiliam na absorção de vitaminas e promovem a saúde cardiovascular.

As vitaminas e minerais, encontrados em abundância em frutas e verduras, são essenciais para regular diversas funções corporais e garantir o bom funcionamento do organismo.

Além disso, as fibras, presentes em frutas, verduras e cereais integrais, são indispensáveis para o bom funcionamento intestinal.

LEIA MAIS: Exagerou na alimentação? Veja 4 sucos com laranja para baixar a pressão alta!

Como montar um prato colorido

A especialista destaca que a distribuição dos nutrientes ao longo do dia é fundamental, não sendo necessário ingeri-los todos em uma única refeição. Cada cor de alimento apresenta propriedades específicas que beneficiam o corpo e a saúde.

Alimentos vermelhos, como tomate e melancia, contêm licopeno, que possui propriedades anticancerígenas. Já alimentos roxos, como beterraba e uva, são ricos em antocianinas, substâncias que retardam o envelhecimento precoce.

Alimentos amarelos, como manga e laranja, são excelentes fontes de vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e protegendo as células do organismo. Por sua vez, alimentos brancos, como couve-flor e batata, fornecem vitaminas do complexo B, fundamentais para a saúde geral do corpo.

Por fim, os alimentos verdes-escuros, a exemplo do espinafre e outros vegetais folhosos, são ricos em cálcio e ferro, essenciais para a saúde óssea e muscular.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.