O mundo do vinho é repleto de significados, com diversas expressões e terminologias. Um bom exemplo disso é o termo vinho austero. Embora a palavra austero se refira a algo como formal ou sério, que de certa forma seja desprovido de excessos. Do que se trata um vinho austero? Descubra todos os detalhes a seguir.
LEIA MAIS: Você sabe por que os vinhos têm cores diferentes? NÃO é pelo tipo da uva.
O vinho austero
Ao experimentar um vinho austero, o primeiro gole pode gerar certa confusão tanto no olfato quanto no paladar, já que sua acidez, força e alto teor de taninos são marcantes. Trata-se de uma experiência que é levada a sério pelas pessoas. Pois é disso mesmo que ele se trata; um vinho forte que causa um estranhamento logo de início.
No entanto, ele possui aroma e sabores mais suaves. Além de serem menos frutados. Essas características geralmente vêm de climas com temperaturas baixas e também podem indicar a idade do vinho. Por falar em termos de idade, um vinho com estas características costumam ser abertos prematuramente. Pois, o vinho austero precisa de um tempo extra de envelhecimento antes de se desenvolver ou melhorar.
O recolhimento prematuro de uvas com o objetivo de dar mais textura ao vinho tem um ponto negativo; ele perde muito do seu aroma. Dessa forma, saiba o que fazer ao se deparar com um vinho austero que está sem aroma e sabor.
LEIA MAIS: Você sabia que o vinho do Porto NÃO é de onde você sempre imaginou? Confira!
Melhore o seu vinho
O segredo para potencializar um vinho que está sem aroma é através da decantação. No entanto, se atente às temperaturas, principalmente se for um vinho branco. Caso o aroma continue muito suave, você pode tentar aumentar a temperatura do vinho. Ainda não foi o suficiente? Então o que resta é investir na harmonização. Escolha um prato bem vigoroso e expressivo para equilibrar a suavidade do vinho.
Como você aparentemente busca expandir seus conhecimentos sobre o mundo do vinho, por que não confere o motivo das garrafas de vinho terem uma cavidade no fundo? Basta clicar aqui.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site BrazilGreece!
0 comentários