4 alimentos que mais incham o seu corpo e você come sem saber

A retenção líquida é uma das coisas que as pessoas menos gostam de sentir. Mas, descobrindo quais são os principais elementos que nos deixam assim, é mais fácil de evitar o inchaço.

A retenção líquida, também conhecida como retenção de água, ocorre quando há um acúmulo excessivo de fluidos no organismo.

Esse acúmulo pode ocorrer em diferentes partes do corpo, como mãos, pernas, tornozelos, pés e abdômen. Portanto, conheça alguns alimentos que podem causar inchaço para que você possa ficar atenta e evitar que isso aconteça.

Os sintomas do inchaço corporal podem incluir sensação de aperto ou desconforto na área afetada, dificuldade em movimentar-se livremente, alteração na aparência da região inchada e, em alguns casos, dor.

Alimentos que incham o corpo

Cerveja

Embora a relação entre cerveja e inchaço possa parecer óbvia para alguns, é importante compreender os fatores envolvidos nesse processo.

O álcool possui propriedades diuréticas, o que significa que estimula a produção de urina e pode levar à desidratação.

No entanto, a desidratação causada pelo consumo de álcool pode levar o organismo a reter líquidos como uma resposta de defesa, resultando em inchaço. Além disso, as cervejas geralmente possuem uma quantidade significativa de carboidratos.

LEIA MAIS: Os sacos plásticos para frutas e verduras do mercado agora serão cobrados?

Alimentos ricos em carboidratos

Os carboidratos fermentáveis de cadeia curta, conhecidos como FODMAPs (fermentable oligosaccharides, disaccharides, monosaccharides and polyols), podem ser mal absorvidos pelo intestino e fermentados pelas bactérias intestinais, resultando na produção de gases e inchaço abdominal em indivíduos sensíveis.

Alimentos como maçã, beterraba, pêssego, cevada, tomates, enlatados, cebola, alho, maçã, pera e melancia são exemplos de alimentos ricos em FODMAPs.

Pipoca

Muitas pessoas preferem preparar pipoca utilizando óleo vegetal ou manteiga, porém o consumo excessivo dessas gorduras pode dificultar a digestão e causar inchaço.

Além disso, os condimentos utilizados na pipoca, como o sal, podem ser ricos em sódio, o que contribui para a retenção de líquidos.

Como alternativa saudável, é recomendado utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias, que podem ser uma opção mais adequada.

LEIA MAIS:Plantas da felicidade! 4 plantas que irão alegrar a sua casa com facilidade

Grãos

Embora alguns grãos, como feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilhas, sejam geralmente considerados alimentos saudáveis e nutritivos, eles também podem conter compostos de difícil digestão para algumas pessoas.

você pode gostar também