Seja para realizar prática de atividades físicas, seja para relaxar após um dia cansativo, seja para simplesmente fazer o dia passar mais rápido ou ficar mais divertido, é fato que quase todo mundo ama escutar uma música.
Claro, a música tem um impacto importante no nosso humor!
Porém, nem sempre o ambiente é adequado para que a sua música seja tocada em aparelho externo ou em uma caixa de som. Neste caso, muitos optam pelo uso de fones de ouvido. Inclusive, é um hábito muito comum entre os jovens o uso de fones de ouvido no último volume. Hábito esse não apenas dos jovens, mas também de muitos adultos e até crianças.
O risco de perda auditiva
Acontece que recentemente ocorreu a publicação de um importante estudo na BMJ Global Health, revista científica.
A conclusão do estudo foi que mais de 1 bilhão de jovens estão sob risco de perda auditiva devido ao hábito de escutar música alta no fone de ouvido, o que mostra a importância de agir imediatamente, orientando a população geral sobre os prejuízos desta prática.
O estudo fez a análise de mais de 30 artigos, envolvendo mais de 19 mil participantes, com idade entre 12 e 34 anos. Na verdade, nesses artigos a análise foi além do uso do fone de ouvido, avaliando também os impactos na audição quando a pessoa era exposta a um alto volume de música ambiente.
Com isso, foi observado que cerca de 24% dos jovens escutaram músicas em volume excessivo com os seus fones de ouvido. Enquanto que 48% das pessoas no estudo se mostraram expostas a altos níveis de ruído ambiente.
Sendo assim, se aplicarmos esse estudo para proporções reais da população mundial, isso significaria que mais de 1 bilhão de jovens correm risco de ter uma perda auditiva no futuro.
LEIA MAIS: Apenas Um Hábito Simples Ao Acordar Pode Fazer Você Perder Mais De 3 Kg!
Recomendações para evitar a perda auditiva
Na verdade, a recomendação é que os fones de ouvido e dispositivos exibam um alerta quando o nível seguro de volume for alcançado.
Além disso, outras orientações são:
- Fazer uso de tampões auditivos em locais com elevado ruído ambiente;
- Manter sempre um volume baixo nos fones de ouvido em geral, respeitando sempre os alertas;
- Sempre ajustar bem o fone de ouvido na anatomia da sua orelha e preferir os fones com cancelamento de ruído externo;
- Fazer sempre exames de rotina para verificar a audição.
Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.
0 comentários