Brazil Greece

»

»

O país da América Latina que se tornará o próximo destino gastronômico

| Em 06/06/2024 às 13:12

Quando pensamos em um destino gastronômico, muitas cidades ou países podem vir à mente. Fora da Europa, um dos mais destacados é Lima, a capital do Peru, onde está localizado o Central, votado como o melhor restaurante do mundo em 2023.

A culinária peruana, berço do mundialmente famoso ceviche, é amplamente reconhecida. Chefs e restaurantes de renome ao redor do mundo se inspiraram ou até servem pratos peruanos. Nos últimos anos, uma tendência quente tem sido a fusão da culinária peruana com elementos da cozinha espanhola e japonesa.

Embora ninguém duvide que o Peru seja um destino gastronômico renomado, talvez, depois de Lima, outra cidade da América Latina esteja se destacando como a próxima capital gastronômica: a vizinha Bolívia. Este vasto país da América do Sul está causando um grande impacto no mundo culinário, transformando pratos tradicionais dos antigos povos Incas e Aymaras em criações modernas e inovadoras.

Leia mais: Trabalho na Alemanha: veja as oportunidades e como funciona

A revolução gastronômica na Bolívia

A capital, La Paz, abriga três restaurantes de destaque — Gustu, Ancestral e Phayawi — que atualmente estão entre os 100 melhores da América Latina. E muitos outros ainda aguardam reconhecimento. No entanto, a revolução gastronômica da Bolívia não se limita apenas a La Paz; grandes cidades como Sucre também estão se tornando centros de excelência culinária.

Quem está por trás desse sucesso?

A nova cozinha boliviana começou há cerca de uma década, segundo Marsia Taha, chef principal do Gustu. “Havia uma geração de jovens chefs que tinha a mentalidade de que deveríamos nos orgulhar de nossa identidade, nossa cultura e nossa comida”, disse Taha ao CNN Travel.

Taha e outros chefs com a mesma visão em La Paz se uniram em torno do conceito de “cozinha de zero quilômetro” — usando o máximo possível de ingredientes criados ou cultivados localmente e tendo contato direto com os criadores ou agricultores que fornecem esses produtos.

Leia mais: Taxa para visitar Veneza: novas regras e restrições para turistas

Pratos Típicos da Bolívia

Entre os pratos mais característicos estão a truta crua do Lago Titicaca com manga, a lhama com baunilha amazônica e raiz de ajipa, e peixes amazônicos com frutas douradas e yuca fermentada (mandioca), além de um tamale de cordeiro.

Outros pratos famosos da Bolívia

  • Salteñas: Pastéis assados recheados com carne, frango ou vegetais, além de azeitonas, ovos cozidos e um molho ligeiramente picante.
  • Pique Macho: Um prato generoso de carne bovina cortada em pedaços, salsicha, batata frita, ovos cozidos, pimentão, tomate e cebola.
  • Anticuchos: Espetinhos de carne bovina, geralmente de coração, marinados em uma mistura de especiarias e grelhados.
  • Silpancho: Um prato composto por arroz, batatas fritas, carne empanada e frita, coberto com um ovo frito e servido com salada de cebola e tomate.
  • Chairo: Sopa tradicional feita com carne, batata, chuño (batata desidratada), milho, feijão e legumes.
    Sopa de Maní: Sopa de amendoim com carne, batatas, macarrão e vegetais.
  • Charque de Llama: Carne de lhama seca e salgada, servida com milho, batatas e ovos.

Humintas: Massa de milho cozida no vapor, muitas vezes recheada com queijo e envolta em folhas de milho.

Esses pratos refletem a diversidade cultural e a riqueza dos ingredientes disponíveis na Bolívia, desde as terras altas até a Amazônia. A revolução gastronômica na Bolívia está apenas começando, e o país está se estabelecendo rapidamente como um destino imperdível para os amantes da boa comida.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários