Atemoia: Confira os Benefícios e Malefícios dessa Fruta Deliciosa e Suculenta!

Saiba mais sobre a atemoia e cultive essa fruta em casa

Atemoia: confira os benefícios e malefícios dessa fruta!

Você já ouviu falar na atemoia?

Então, ela é uma fruta que se originou do cruzamento da fruta-do-conde com a cherimoia. Além disso, a atemoia, assim como outras frutas da família anonácea, possui polpa branquinha e bem suculenta com algumas sementes pretas.

Ficou curioso(a) para saber um pouco mais sobre essa deliciosa fruta? Então, leia esta matéria na íntegra e aprenda a cultivar a atemoia e saiba também os seus benefícios e malefícios.

Veja mais: 13 Frutas Que Você Não Deveria Comer E Que Podem Te Matar!

Como consumir a atemoia?

Antes de mais nada, você pode desfrutar esse alimento de diversas formas diferentes. Apesar de ela ser comumente consumida in natura, para isso, basta retirar as sementes.

Além disso, outro jeito de consumir a atemoia é preparar um bom suco, ou então um purê da fruta. Contudo, não é só a polpa que você pode aproveitar. Pois é possível fazer ótimas receitas com a casca e com as sementes dessa fruta. A casca pode ser aproveitada em geléias e as sementes podem ser trituradas e consumidas como uma forma de topping.

LEIA MAIS: Como Não Sentir Fome Toda Hora? Confira Essas 15 Dicas E Não Sofra Mais!

Os benefícios da atemoia

Ricas em vitaminas e sais minerais, as atemoias são grandes aliadas da saúde. Portanto, confira abaixo alguns exemplos dos benefícios da atemoia!

Ação anti-envelhecimento

A vitamina C da atemoia, com ação antioxidante, ajuda a combater radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, a atemoia é rica em ômega 3 e 6, que também podem retardar o envelhecimento.

Ajuda na dieta

A atemoia é uma ótima opção para quem procura uma sobremesa bem docinha e pouco calórica. Além do sabor delicioso, essa fruta traz uma sensação de saciedade e diminui a absorção de gorduras.

Mantém a pressão reduzida

Como essa fruta possui bastante potássio, ela atua regulando a pressão arterial, o que contribui para diminuir riscos de doenças cardiovasculares.

LEIA MAIS: Compulsão Por Doces: Confira 3 Mitos E Verdades E Se Livre Dela De Vez!

Benefícios x malefícios no consumo de atemoia

Se você não apresentar algum tipo de reação alérgica à polpa da atemoia, em geral, não existe um risco significativo de algum malefício.

O único detalhe é ficar atento à quantidade ingerida. Principalmente caso você tenha alguma condição em que tenha que reduzir o consumo de açúcares em geral. Pois, a fruta também de açúcar, mesmo que seja um açúcar natural, a frutose.

Além disso, é possível sentir desconfortos após o consumo de chás com as folhas da atemoias, os principais sintomas são: cãibras, convulsões e espasmos.

LEIA MAIS: Mirtilo: Os Benefícios Incríveis Para A Saúde E Quem Jamais Deve Comer!

Passo a passo para cultivar atemoias em casa

Agora que você já sabe tudo sobre as atemoias, é hora de colocar a mão na massa!

Em um vaso de, no mínimo, 23 litros, faça uma camada no fundo do vaso utilizando brita ou argila expandida.

Depois disso, adicione terra vegetal e húmus, e coloque a sua muda de atemoia no centro do vaso cuidadosamente.

Por fim, para cuidar da sua muda, basta colocar o vaso em um local que receba luz solar direta e regar frequentemente.

Achou este artigo interessante? Em nosso site você acessa mais conteúdos como esse. Clique aqui e confira!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais