Brazil Greece

»

»

Baklava: receita tradicional da deliciosa sobremesa grega antiga, por um grego

Veja a receita que um grego separou para você!
| Em 30/08/2024 às 12:56

Se você está envolvido com culinária ou confeitaria, certamente já ouviu a palavra “baklava” pelo menos uma vez na vida. Mas o que é exatamente o baklava? Trata-se de um doce grego que é considerado o mais controverso, pois vários países do Oriente Médio, do Cáucaso e dos Balcãs reivindicam seus direitos sobre ele. E a Turquia, de onde vem a palavra baklava (Baklava), não é uma exceção.

No entanto, o que muitos não sabem é que os otomanos turcos, durante seu domínio na Grécia e principalmente em Istambul, adotaram muitas receitas gregas. Afinal, é por isso que os dois países têm muitos pratos semelhantes, ainda que as receitas sejam diferentes.

Agora, certamente alguns de vocês podem pensar: “Bem, é um grego falando, e é natural que ele defenda o que vem do seu país.” Mas há evidências escritas de que o baklava é um doce consumido na Grécia Antiga, apenas com uma denominação diferente. Para convencê-los, abaixo apresento fontes históricas que revelam a verdade.

Leia mais: 5 coisas da sua casa que vieram da Grécia antiga e você não sabia

Origem do doce Baklava

De acordo com fontes antigas, os antigos cretenses desfrutavam de uma variação do baklava desde 3.000 a.C.!

Na Grécia Antiga, era conhecido como “Gástrin” ou “koptoplákous” e era o doce mais popular na Creta da época minoica, ou seja, de 3.000 a.C. até 1.450 a.C. Essa receita antiga foi preservada pelo famoso autor de gastronomia da Antiguidade, Crisipo.

O trabalho filosófico que revela a verdade

A receita do famoso especialista em gastronomia grego antigo Crisipo foi preservada pelo sábio ateniense Atenágoras, na sua obra monumental “Deipnosophistai”, onde escreve que Crisipo frequentemente menciona uma torta doce feita na Creta, que os minoicos chamavam de Gástrin.

Portanto, é um autêntico prato grego com a denominação Gástrin ou koptoplákous, que foi copiado pelos romanos e levado para Roma para ser incluído em sua dieta. O doce então passou para o Império Bizantino e rapidamente se tornou o doce favorito tanto dos pobres quanto dos ricos.

Quando os otomanos conquistaram Istambul, espalharam o doce na Grécia subjugada e, assim, prevaleceu a denominação turca “baklava”, em vez da antiga denominação grega “Gástrin” ou “koptoplákous”.

Por outro lado, os turcos afirmam que o baklava tem origem na Ásia Central, enquanto os iranianos dizem que vem da Pérsia, embora não haja provas em fontes históricas.

Ainda assim, hoje há muitos países, como mencionamos anteriormente, que preparam um excelente baklava, mas com algumas diferenças em relação ao grego.

Leia mais: Restaurante brasileiro eleito um dos mais belos do mundo: veja qual é e quanto custa comer lá!

O mito das muitas calorias

Você pode estar pensando que o baklava tem muitas calorias porque contém nozes, manteiga, xarope e outros ingredientes. No entanto, as calorias do baklava são muito menores do que outros doces encharcados de xarope ou até mesmo chocolates. Claro, quando você experimenta, com certeza não vai parar em apenas um pedaço, já que é um dos doces mais deliciosos da Grécia. Mas se você não tiver a chance de encontrá-lo por aí, vou te dar uma receita rápida e fácil de baklava tradicional para que você possa prepará-lo em casa.

Leia mais: Quanto custa se hospedar no hotel mais antigo do mundo?

Receita tradicional de Baklava crocante com camadas de nozes

Receita de Baklava.

Freepik.

O doce é feito com massa folhada e contém um recheio de nozes, geralmente avelãs, pistaches ou nozes, e adquire seu sabor doce do xarope de açúcar ou mel.

Ingredientes para fazer baklava

Para a calda

  • 700 gramas de açúcar
  • 460 gramas de água
  • 2 cascas de limão
  • ¼ de laranja
  • 3 cravos-da-índia
  • 1 pau de canela

Para o recheio

  • 1 pacote de massa folhada
  • 300 gramas de manteiga derretida
  • 100 gramas de óleo de milho
  • 250 gramas de nozes picadas
  • 250 gramas de pistaches picados
  • 1 colher de chá de cravo-da-índia em pó
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 3 colheres de sopa de pão ralado

Instruções para fazer baklava

1. Comece colocando todos os ingredientes da calda em uma panela. Quando começar a ferver, mantenha em fogo médio a forte por 5 minutos e depois retire do fogo. Deixe esfriar completamente.

2. Em uma tigela, adicione as nozes e os pistaches depois de moê-los no liquidificador até que fiquem em pedaços (não em pasta). Misture com a canela, o cravo-da-índia, o pão ralado e mexa bem.

3. Derreta o óleo de milho e a manteiga em banho-maria em uma panela pequena.

4. Unte uma assadeira de 25×35 cm com um pincel e coloque em cruz as primeiras 4 folhas, deixando parte das folhas para fora. Em seguida, coloque uma folha no centro e também unte com manteiga. Não toque diretamente as folhas com o pincel, mas “espirre” a manteiga. Coloque mais uma folha e unte novamente.

5. Adicione 1 ½ xícara de recheio em cada camada e repita o processo com as folhas restantes e a manteiga, deixando duas folhas para o final.

6. Coloque as últimas folhas, untando-as entre as camadas e cubra com as folhas que sobram, para cobrir todo o doce. Após terminar de untar as folhas, despeje a manteiga restante por cima.

7. Coloque a assadeira na geladeira por 5 minutos para endurecer a manteiga, depois faça cortes nas folhas (sem chegar até o fundo) e asse em forno pré-aquecido a 150°C por 2 horas, ou a 170 °C por 45 minutos e depois a 180 °C por mais 15 minutos.

8. Retire do forno e imediatamente adicione a calda fria.

9. Finalize polvilhando um pouco mais de pistache ralado e sirva com café.

Leia mais: Hermione veio da mitologia grega e um grego te mostra aqui

Quantas calorias tem o Baklava?

As calorias do baklava, por pedaço, chegam a 466! Veja abaixo as informações tanto das calorias do baklava, quanto das proteínas, gorduras, etc.

  • Calorias (kcal): 466
  • Proteínas (g): 6,7
  • Gorduras (g): 28,5
  • Gorduras Saturadas (g): 6,9
  • Carboidratos (g): 49,1
  • Fibras (g): 2,4
  • Açúcares (g): 34,3
  • Sal (g): 0,31

Leia mais: 8 Sobremesas gregas que você deve comer pelo menos uma vez na vida

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest