No artigo de hoje, nós vamos mostrar quais são os benefícios do ômega 3 para que você conheça as suas incríveis funções em nosso corpo e comece a incluí-lo em sua rotina agora mesmo!
O ômega 3 é um tipo de gordura boa, o qual tem ações antioxidantes e anti-inflamatórias. Desse modo, ele apresenta diversos papéis importantes em nosso organismo, caracterizando-o como um nutriente essencial para a nossa saúde.
Por essa razão, nós preparamos esse material para você conhecer mais sobre os seus benefícios. Então, continue lendo esse texto até o final para conferir!
Quais são os benefícios do ômega 3? Conheça 5 deles!
Melhora a saúde dos olhos
Existe um tipo de ômega 3, chamado DHA, que faz parte da estrutura da retina dos olhos. Logo, quando você não ingere o DHA em doses adequadas, isso pode favorecer para os problemas de visão. Por outro lado, o consumo regular de ômega 3 está associado ao menor risco de degeneração macular.
Previne o câncer
Sabemos que o câncer é uma das doenças que mais matam no mundo. Com isso, alguns estudos sugerem que o ômega 3 é eficaz para a prevenção do câncer de cólon, bem como do câncer de próstata e mama.
LEIA MAIS:
- Veja 5 Alimentos Do Seu Dia A Dia Que Você JAMAIS Deveria Misturar Com Leite!
- Vai Um Café Da Manhã Inglês Aí? Um Gringo Te Conta O Que É E Como Preparar!
Reduz os sintomas de TDAH em crianças
O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um alteração comportamental que gera desatenção, impulsividade e hiperatividade. Todavia, algumas pesquisas observaram que as crianças que têm níveis baixos de ômega 3, são mais propícias a desenvolverem estes sintomas.
Logo, o ômega 3 pode ser eficaz para melhorar a desatenção e favorecer a conclusão de tarefas, bem como diminuir a inquietação e agressividade das crianças que sofrem desse transtorno.
Combate às doenças neurológicas
O declínio na função cerebral já é algo esperado no envelhecimento. Contudo, o ômega 3 está associado à redução desse declínio, favorecendo, então, o menor risco do desenvolvimento de doenças neurológicas, como o Alzheimer.
Diminui a gordura no fígado
Por fim, pessoas com DHGNA (Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica) também podem se beneficiar do ômega 3, visto que, a sua suplementação é eficaz para reduzir a gordura no fígado.
Quando suplementar ômega 3?
Embora o ômega 3 seja encontrado em alguns alimentos, como salmão, atum, sardinha e sementes de linhaça e chia, a sua suplementação é indicada quando o indivíduo não consegue atingir os níveis diários apenas com a alimentação.
Já em relação à dose diária recomendada, ainda há muitas divergências a respeito. Porém, a associação Americana do Coração (American Heart Association) recomenda para adultos uma ingestão diária de cerca de 500 a 1.000 mg.
Para se ter uma ideia, segue a quantidade de ômega-3 presente em cada 100g de algumas das suas principais fontes:
- 100 g de sardinha possui cerca de 0,25 g de ômega 3;
- 100 g de salmão possui cerca de 2,8 g de ômega 3;
- 100 g de anchova possui aproximadamente 1,2 g de ômega 3;
- 100 g de atum possui cerca de 0,5 g de ômega 3.
Qual horário tomar ômega 3? Por quanto tempo?
Na verdade, o horário da ingestão do ômega 3 parece não influenciar tanto. Porém, algumas referências recomendam o seu uso próximo às refeições. Mas, mesmo que você faça a suplementação afastada das refeições, o efeito benéfico para o seu corpo parece se manter.
Além disso, não há um limite de tempo para o uso do ômega 3. No entanto, grande parte dos estudos avaliaram os benefícios do seu uso por até 3 meses. Porém, caso você não consiga suprir as necessidades diárias de ômega 3 por meio da alimentação, a suplementação por tempo prolongado parece ser benéfica.
Por fim, antes de iniciar a suplementação, sempre procure um atendimento médico e de um profissional especializado para avaliar a real necessidade e as indicações para o seu caso.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!
0 comentários