Atividade FísicaDicasSaúde

Vai Malhar? Confira 7 Dicas Essenciais Para Manter O Seu Cabelo Lindo!

Vai Malhar? Confira 7 Dicas Essenciais Para Manter O Seu Cabelo Lindo!
By     -   On

Uma das principais preocupações de quem malha é o que fazer para que o cabelo não estrague na academia. O suor, cheio de sal, além da forma errada de prender os cabelos pode fazer com que os fios quebrem ou encham de nós. Então, para acabar de vez com o problema, confira 7 dicas incríveis de como cuidar do cabelo na academia.

7 Dicas de como cuidar do seu cabelo na academia 

Prenda os cabelos 

Como cuidar do cabelo na academia: prenda o cabelo.

A primeira dica de como cuidar do cabelo na academia é prender.

Para evitar que os fios entrem em contato direto com o suor, prenda o cabelo no comprimento e franja, sem forçar ou torcer.

Além disso, não use elásticos muito apertados. Senão, corre o risco de arrebentar ou quebrar os fios. Logo, prefira tranças, coque alto com grampo ou rabo de cavalo. 

Ainda, quanto ao elástico, cuidado com materiais sintéticos. O ideal é usar elásticos mais fofos que não quebram os fios.

Por fim, varie, também, a altura do rabo de cavalo ou o formato do coque, evitando sempre a mesma área do cabelo. 

LEIA MAIS: Queda Capilar? Confira As 4 Melhores Vitaminas Para O Cabelo Parar De Cair!

Aplique xampu seco antes de malhar 

Como cuidar do cabelo na academia. Shampoo seco.

Uma das dicas do que fazer para que o cabelo não estrague na academia é prepará-lo antes do treino. Vale aplicar xampu seco na raiz para que os fios não sofram tanto com o impacto do suor.  

Use óleo capilar nas pontas 

Como cuidar do cabelo na academia: óleo nas pontas.

Se o xampu seco é aplicado na raiz, nas pontas, use óleo capilar antes de malhar. Isso vai manter o cabelo hidratado, principalmente se misturado ao creme capilar.

Além disso, se seus cabelos não forem oleosos, vale usar, também, leave in ou óleo de coco (em pequena quantidade), o que também minimiza a ação do suor. 

LEIA MAIS: Queime Calorias Mais Rápido: Conheça Os 4 Exercícios Que Mais Emagrecem!

Lave os cabelos quando o treino for pesado

Como cuidar do cabelo na academia. Lave o cabelo. 
Sempre que o treino for mais pesado e transpirar muito, lave os cabelos logo depois de malhar. Além de higiênica, a lavagem retira o suor dos fios e, consequentemente, o sal, grande inimigo da saúde capilar por ressecar os cabelos.

Porém, quando o treino ou atividade for mais leve, use o xampu seco para não tirar a oleosidade natural. 

LEIA MAIS: Musculação: Quantas Vezes Por Semana É O Ideal? Confira!

Se o exercício for ao ar livre, cubra os cabelos 

Como cuidar do cabelo na academia: prenda o cabelo.

Jogging ou até algumas etapas do crossfit são feitas ao ar livre. Então, neste caso, use boné para proteger seus cabelos do sol.

Porém, prefira modelos que preservem o contato dos cabelos com o ar, evitando o abafamento. Não se esqueça, também, o protetor solar para os cabelos, assim como usa na pele. 

LEIA MAIS: 3 Alimentos Para Ganhar Massa Muscular E Perder Gordura!

Hidrate sempre! 

Como cuidar do cabelo na academia. Hidrate.

Uma das formas mais eficazes de evitar que o cabelo estrague na academia é investir na hidratação. Quanto mais saudáveis os fios, menor o impacto do suor.

Logo, organize um cronograma capilar que, além da hidratação, tenha também reconstrução e nutrição, conforme a condição dos fios. 

Ainda, durante a hidratação, massageie o couro cabeludo, o que estimula a circulação sanguínea e, consequentemente, o fluxo de oxigênio. 

LEIA MAIS: Mirtilo: Os Benefícios Incríveis Para A Saúde E Quem Jamais Deve Comer!

Use secador na raiz 

Como cuidar do cabelo na academia.

Não deu tempo de lavar ou a atividade foi leve? Então, se não der tempo de lavar, use o secador de cabelos nos fios, tirando o suor e a oleosidade.

Porém, mantenha a distância entre o equipamento e os cabelos para não ressecar. Ah, e durante a secagem, balance os cabelos e levante a raiz com os dedos para ajudar. 

Viu só como não precisa escolher entre malhar e manter a saúde das madeixas? Seguindo algumas dicas muito simples, porém incríveis, dá para cuidar do cabelo na academia, sem fazer com que ele estrague. 

LEIA MAIS: Afinal, Refrigerante Zero Engorda Ou Não? Descubra Agora!

Luciana Gomides

Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.