Você já pensou em ter um carro que combina o melhor de dois mundos: a potência de um motor a combustão e a eficiência de um motor elétrico? Essa é a proposta dos carros híbridos, que estão cada vez mais populares no mercado automotivo, inclusive, brasileiro. Mas como funcionam esses modelos? Vamos falar disso agora, assim como te mostrar quais os carros híbridos mais econômicos do Brasil.
O que são carros híbridos?
De modo geral, os carros híbridos são aqueles que possuem dois motores: um de combustão interna (geralmente a gasolina ou diesel) e um elétrico. O objetivo é aproveitar as características de cada um, conforme a situação de condução.
Por exemplo, em momentos de arranque, desaceleração, travagem ou velocidades baixas, o motor elétrico entra em ação. Assim, economiza combustível e reduz as emissões de gases poluentes.
Já em momentos de aceleração ou velocidades altas, o motor a combustão assume o controle, garantindo a potência e o desempenho do veículo.
Leia mais: 9 mudanças foram feitas na CNH, mas quase ninguém sabe
Quais são as vantagens desse tipo de carro?
As vantagens, a princípio, envolvem tanto economia de combustível quanto ambientais. Só para ilustrar, os carros híbridos consomem até 50% a menos de combustível que os convencionais.
Ademais, são mais ecológicos, pois emitem menos dióxido de carbono (CO2) e outros gases que causam o efeito estufa e a poluição do ar. Há, ainda, incentivos fiscais conforme o país e a cidade.
Leia mais: 52 km por litro? Veja qual é o carro mais econômico do Brasil!
Os carros híbridos mais econômicos do Brasil
Segundo o site Autoesporte, Inmetro lançou a edição de 2024 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). A publicação, de modo geral, certifica consumo e eficiência energética de carros vendidos no Brasil.
Os resultados são apresentados em km/l e em megajoules por quilômetro (MJ/km), sendo que valores mais baixos indicam maior eficiência. O critério de desempate, então, é o consumo urbano com etanol.
Sendo assim, os carros recebem notas de desempenho, variando de “A” (mais eficiente) a “E” (menos eficiente), com base no segmento em que se inserem. Abaixo, listamos os cinco carros híbridos mais econômicos do Brasil, segundo reportagem:
- Toyota RAV4 Plug-in Hybrid (0,62 MJ/km): segundo o guia, recebeu nota A pela eficiência de 35 km/l na cidade e 30 km/l na estrada
- BYD Song Plus (0,65 MJ/km): em segundo lugar, o modelo também obteve nota A e faz 35,6 km/l na cidade, além de 27,2 km/l na estrada
- Chery Tiggo 8 PHEV (0,67 MJ/km): em terceiro lugar entre os carros híbridos mais econômicos do Brasil, faz 32,7 km/l na cidade e 27,8 km/l na estrada. Por isso, obteve nota A
- Volvo XC60 Plug-in (0,74 MJ/km): já este modelo faz 28,9 km/l na cidade, além de 25,9 km/l na estrada. Da mesma forma que os demais, obteve nota A na classificação
- GWM Haval H6 PHEV (0,75 MJ/km): por fim, o modelo, que também conquistou a nota A, faz 28,7 km/l na cidade, além de 25,3 km/l na estrada
0 comentários