9 mudanças foram feitas na CNH, mas quase ninguém sabe

Como essas alterações na CNH podem afetar você? Descubra agora!

A reformulação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 2023 marca um ponto de virada para os condutores brasileiros, com mudanças significativas projetadas para melhorar a segurança nas estradas e facilitar o reconhecimento internacional do documento. Detalhamos as principais mudanças na CNH, proporcionando um entendimento abrangente das novidades e de como elas afetam os motoristas.

Mudanças na CNH que quase ninguém percebeu

1. Modernização do layout

A CNH de 2023 se apresenta com um visual moderno, utilizando uma combinação de cores e ícones atualizados para melhorar a legibilidade e a rapidez na identificação das informações mais importantes.

Assim, esta atualização traz um novo toque à estética do documento. Além de integrar funcionalidades projetadas para alinhar o documento aos padrões internacionais, facilitando seu uso em viagens ao exterior.

Leia mais: 52 km por litro? Veja qual é o carro mais econômico do Brasil!

2. Introdução do código MRZ

Além disso, a nova CNH agora inclui o Código MRZ, uma característica dos documentos de identificação globalmente aceitos, como passaportes.

Dessa forma, o código permite a leitura automatizada dos dados do portador. Agilizando processos em aeroportos e facilitando a verificação de autenticidade. Ou seja, isso representa um avanço significativo na segurança e na praticidade do documento.

3. Aumento dos elementos de segurança

Ademais, com a inclusão de tintas especiais, marcas d’água e características holográficas, a nova CNH eleva os padrões de segurança contra fraudes.

Estas medidas de segurança são complementadas por microimpressões e padrões complexos. Assim, elas dificultam a falsificação e protegem a identidade dos motoristas.

4. Código de segurança aperfeiçoado

Embora introduzido em 2022, o código de segurança é uma característica vital na nova CNH, localizado estrategicamente para facilitar a verificação rápida da autenticidade do documento, contribuindo para a segurança geral do processo de identificação.

Leia mais: Aeroporto mundial não pedirá mais passaporte: veja qual é

5. Símbolos específicos

Os símbolos incorporados na CNH foram cuidadosamente selecionados para comunicar informações essenciais sobre o motorista de maneira eficiente.

Eles indicam as categorias de veículos que o condutor está autorizado a dirigir. Além de eventuais restrições médicas, e se está habilitado para atividades remuneradas ao volante. Dessa forma, agem simplificando o processo de verificação.

6. Mais opções de idioma

Uma das principais mudanças na CNH é em relação aos idiomas. Assim, a carteira agora pode ser emitida em português, inglês e francês, uma novidade que amplia significativamente sua funcionalidade em contextos internacionais.

Esta característica assegura que motoristas brasileiros possam utilizar o documento com mais facilidade ao alugar veículos ou passar por verificações de segurança em países estrangeiros.

7. Extensão da validade

Além disso, a validade da CNH foi ajustada para refletir melhor as necessidades dos motoristas de diferentes faixas etárias.

Agora, a CNH possui validade de 10 anos para aqueles com menos de 50 anos, 5 anos para motoristas entre 50 e 70 anos, e 3 anos para indivíduos acima de 70 anos, uma mudança que visa equilibrar a necessidade de renovação frequente com a conveniência dos condutores.

Leia mais: Sua bagagem sumiu durante a viagem? Descubra como resolver

8. Revisão do sistema de pontuação

O sistema de pontuação para suspensão do direito de dirigir é uma das mudanças na CNH, introduzindo um esquema mais flexível que varia de acordo com a gravidade das infrações.

Atualmente, a suspensão da carteira de motorista acontece quando um condutor acumula 20 pontos e possui duas ou mais multas gravíssimas, 30 pontos se tiver uma multa gravíssima, e 40 pontos para aqueles que não possuem nenhuma infração gravíssima. Promovendo uma condução mais responsável.

9. Ajustes nas multas e penalidades

Por fim, as mudanças na CNH também revisaram o sistema de multas e penalidades, tornando-o mais alinhado às práticas de segurança no trânsito.

Essa revisão busca incentivar uma maior conscientização e responsabilidade ao volante, diferenciando as consequências das infrações de acordo com sua gravidade.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

você pode gostar também