Produzir alimentos em larga escala não é uma tarefa fácil. É preciso atentar-se, simultaneamente, para a qualidade do solo, exposição solar, temperatura ambiente, velocidade do vento, quantidade de água depositada no solo, controle de pragas… Ufa! Por isso, é importante ter em mente as dicas para tornar os alimentos mais duráveis em produções de larga escala.
Dicas para os alimentos de larga escala durarem mais
Construindo barreiras
Revestir os alimentos é a maneira perfeita de criar barreiras protetoras que impedem interações indesejadas como o ambiente. Por exemplo, elas evitam que os alimentos sejam parasitadas por insetos que deixem larvas.
Algumas frutas já possuem barreiras naturais, mas que são perdidas em processos de lavagem. Esse é o caso das maçãs, que possuem um revestimento de cera natural, mas que é perdido durante o seu processamento.
Porém, humanos estão aplicando um revestimento sintético que possui a mesma função, não só em maçãs, mas também em laranjas, limões e outras frutas.
LEIA MAIS: Alguns alimentos podem ser consumidos após o prazo de validade? Confira!
Investindo em nano tratamento
O objetivo é o mesmo: criar barreiras que impeçam parasitoses ou reação com o oxigênio do ambiente (ou outras moléculas). Porém, essa barreira é feita através de nano partículas que possuem cerca de 100 nanômetros, ou seja, cerca de mil vezes menores que um fio de cabelo.
Geralmente, é possível produzi-las a partir de laser, vibrações, micro-organismos ou extratos vegetais. Quitosana e nano partículas de pratas são os principais componentes dessas nano barreiras e revestem alimentos como cenouras e maçãs, por exemplo. Elas podem prolongar a vida útil do alimento por 70 dias ou mais.
LEIA MAIS: Esses alimentos turbinam a perda de peso! O 3º vai deixar muita gente FELIZ!
Aproveitar-se de defesas biológicas
No mundo microscópico, há verdadeiras guerras acontecendo a todo o momento, especialmente entre vírus e bactérias. Existem os bacteriófagos, que são vírus responsáveis por matar bactérias, que podem ser a solução para impedir certas pragas em alimentos.
Basta inseri-los em verduras, e vegetais como brócolis e cenouras, e eles irão matar as bactérias ao atacar a sua parede celular. Assim, você pode reduzir o uso de produtos químicos e usar uma alternativa bem mais natural para prolongar a vida útil do seu alimento.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários