Não importa a sua idade, é bem provável que você já tenha se separado com um daqueles pratos marrons de vidro inquebráveis. Afinal, são tão comuns que, assim como o copo americano, se tornaram parte da cultura popular brasileira.
Porém, já deve ter percebido que eles não são mais encontrados em lojas, pelo menos não com tanta facilidade. Quer saber o motivo? Então confira abaixo o que houve com a Duralex, a fabricante desses produtos.
Perto da falência
Nos últimos anos, algumas notícias relacionadas a Duralex viralizou na internet, onde foi divulgado que a empresa estava enfrentando dificuldades financeiras. Porém, os investidores conseguiram salvá-la da falência e passaram a produzir novos produtos. Inclusive, foi a partir dessas informações que muitos brasileiros descobriram que, na verdade, ela é francesa.
Segundo os gestores, esse estado foi resultado da concorrência chinesa, que acabou roubando uma parcela considerável de suas vendas ao redor do mundo, até mesmo no Brasil e na França. Ainda assim, após entrar em recuperação judicial, foi adquirida pela sua rival em 2021, a International Cookware, uma organização que possui os direitos da Pyrex.
LEIA MAIS: Coloque limões no banheiro e veja só o que acontece
O que aconteceu com os pratos marrons?
Basicamente, os pratinhos e outros itens que faziam parte do seu conjunto, como xícaras, deixaram de ser fabricados no Brasil há mais de 10 anos. Por outro lado, a marca continua presente no país, mas apenas com conjuntos transparentes e azuis, que também fizeram bastante sucesso no começo dos anos 90.
Nesse sentido, eles também são “inquebráveis”, visto que são feitos com vidro temperado, cerca de 3 vezes mais resistente que a versão comum. Isso vale não só para quedas, mas também para exposição a temperaturas extremas. Ainda assim, se deseja adquirir os clássicos pratos marrons, eles podem ser encontrados em lojas na França.
Se você estiver disposto a enfrentar esse voo pela nostalgia, pode ter certeza de que eles provavelmente irão resistir a qualquer esteira de bagagens.
Gostou deste conteúdo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários