Wabi-sabi? 5 filosofias antigas para você finalmente ter bem-estar

Descubra o segredo para uma vida plena.

Como alcançar a harmonia em um mundo tão acelerado quanto o nosso? Será que é possível? Bem, a resposta pode estar em filosofias alternativas de vida de diferentes culturas. Assim, estes conceitos, oriundos dos mais diversos países, oferecem caminhos distintos para encontrar equilíbrio e satisfação pessoal. Por isso, veja aqui filosofias que podem mudar a sua vida.

5 filosofias de vida alternativas para melhorar o bem-estar

Antes de mais nada, essas filosofias compartilham um objetivo comum: promover a consciência sobre a própria vida e encontrar significado nas ações diárias. Enquanto algumas enfatizam o bem-estar pessoal através da simplicidade e do conforto, outras nos desafiam a encontrar equilíbrio e aceitar nossas imperfeições.

1. Ikigai

Primeiramente, Ikigai é um conceito japonês que se traduz aproximadamente como “a razão de ser” ou “a razão para acordar de manhã”. Assim, esta filosofia se centra na ideia de encontrar seu propósito de vida, algo que traz satisfação, significado e felicidade.

Além disso, o Ikigai reside na intersecção de quatro elementos fundamentais: aquilo que você ama, aquilo que você é bom, aquilo que o mundo precisa e aquilo pelo qual você pode ser remunerado.

Leia mais: 6 itens essenciais para você ter uma casa bem mais feliz

2. Kalsarikännit

Enquanto isso, Kalsarikännit é uma palavra finlandesa que desafia uma tradução direta, mas captura uma ideia singular: a prática de ficar em casa, relaxando sozinho, desfrutando de uma bebida alcoólica, vestindo apenas roupas íntimas. Ninguém está recomendando usar a bebida como opção, porém, o sentido da bebida alcoólica aqui é simbólico e quer dizer: às vezes relaxar e fazer o que você gosta sozinho é a melhor opção.

3. Lagom é mais uma das filosofias alternativas para ter bem-estar

Lagom é uma filosofia sueca que prega o equilíbrio e a sustentabilidade. Além disso, representa viver “nem muito, nem pouco”, buscando a justa medida em todos os aspectos da vida, desde o consumo até as relações pessoais e o trabalho, encorajando uma existência equilibrada e consciente.

Leia mais: 6 erros que todo pai deve evitar para criar filhos para o sucesso

4. Wabi-Sabi

Já o Wabi-Sabi, um princípio japonês, celebra a beleza da imperfeição. Assim, surge como contraponto ao luxo e exuberância, apreciando a simplicidade, a modéstia e o impermanente. Dessa forma, encontrar beleza nas imperfeições naturais, aceitando a transitoriedade da vida, é a essência dessa filosofia.

Leia mais: Tumba de Tutancâmon: achados dos arqueólogos surpreendem

5. Hygge

Por fim, Hygge é um conceito dinamarquês que valoriza o conforto, aconchego e a simplicidade. Remonta ao século XVIII e baseia-se na ideia de aproveitar os prazeres simples da vida, como uma bebida quente ou a companhia de amigos próximos, criando um ambiente acolhedor, especialmente durante os longos invernos escuros.

Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando através de outros conteúdos como este aqui no Brazil Greece!

você pode gostar também