Curiosidades

Você sabe qual é o horário mais quente do dia? Não é às 12h

Você sabe qual é o horário mais quente do dia? Não é às 12h
By     -   On

Você já imaginou que o horário mais quente do dia não é exatamente aquele que você pensava? Muitos acreditam que o pico de calor acontece ao meio-dia, mas a realidade é um pouco diferente. Entender essa informação é essencial para se proteger do calor intenso.

Descubra o verdadeiro horário do calor intenso

Você sabe qual é o horário mais quente do dia? Se a sua resposta foi às 12h, é hora de desvendar um segredo meteorológico. Conforme dados das estações meteorológicas, o momento de calor intenso não ocorre ao meio-dia, mas sim em torno das 14h. Vamos explorar o motivo por trás dessa curiosa revelação.

Leia mais: Como cuidar do pet no calor? Melhores dicas para proteger o seu amigo

A ciência explica o horário e o que está por trás do calor

A explicação para esse fenômeno é surpreendentemente simples e envolve a interação entre a radiação solar e a atmosfera terrestre. A radiação solar é mais intensa na superfície da Terra ao meio-dia, mas o calor leva um tempo para subir e atingir a altura onde é medido.

A temperatura é registrada a uma altura de dois metros, precisamente para avaliar as condições percebidas por seres humanos e pela vegetação.

Conforme os meteorologistas, a máxima temperatura do dia é a partir das 14h. A radiação solar visível passa diretamente pela atmosfera e atinge a superfície, que absorve parte dela e a reemite na forma de radiação infravermelha. Isso faz com que a atmosfera aqueça de baixo para cima, levando algum tempo devido à condução e à convecção do calor.

Leia mais: 5 melhores cidades à beira-mar para viver no Brasil e ser mais FELIZ

Por que as temperaturas sobem?

As elevadas temperaturas no Brasil surgem devido a uma interação de diversos elementos, abrangendo transformações climáticas, a influência do fenômeno El Niño e a ocorrência de anomalias de calor. Essa interação resulta na formação de uma área com pressão atmosférica elevada que permanece estagnada numa mesma região por longos períodos, muitas vezes, durante dias ou semanas.

Como resultado, surge uma massa de ar quente que bloqueia a chegada de nuvens e frentes frias.

Os estados mais impactados por essas ondas de calor são Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão, onde as temperaturas podem facilmente ultrapassar os 40 °C.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.