O diabetes é uma doença crônica relacionada à regulação dos índices de glicose no sangue. De modo geral, a pessoa diabética apresenta níveis elevados de açúcar, demandando cuidado especial com a alimentação. Nisso, estão inclusive os lanches da noite para diabéticos, sem riscos para a saúde.
A disfunção dos índices de glicose se deve ao papel do pâncreas de liberar insulina na corrente sanguínea para, em seguida, deslocar o açúcar para as células. Entretanto, quem tem diabetes apresenta a produção insuficiente de insulina. Ou, ainda, as células não respondem como deveriam.
Por outro lado, a despeito da crença popular, o açúcar não é o único ingrediente com o qual a pessoa diabética deve ter cuidado. Da mesma forma, devem ser observados níveis de sódio e gordura saturada, por exemplo. Por isso, trouxemos algumas informações sobre os alimentos e lanches permitidos para diabéticos e diabéticas à noite.
Lanches para diabéticos à noite – por que tomar cuidado?
De modo geral, a alimentação adequada é a chave para garantir a longevidade, seja qual for o organismo. Entretanto, para pessoas diabéticas, é particularmente garantir o planejamento alimentar com o objetivo de não agravar o quadro.
Para se ter uma ideia, o diabetes não controlado pode levar a complicações graves, como doenças cardíacas, problemas renais, danos nos nervos e perda auditiva. Desta forma, a dieta desempenha um papel fundamental no controle da condição. Como falamos acima, o açúcar não é o único vilão da história.
- evitar gordura saturada e sódio devido à propensão em desenvolver doenças cardíacas em razão do colesterol e pressão alta
- não consumir muitos carboidratos de uma só vez, especialmente os simples, para não desequilibrar os níveis de açúcar no sangue.
Lanches de fast-food, por exemplo, devem ser ingeridos de maneira moderada. Contudo, o ideal é trocar estes alimentos por aqueles mais ricos em nutrientes e, consequentemente, mais saudáveis.
Dicas de lanches da noite para diabéticos
Bateu aquela fome à noite? Não se preocupe, pois ainda que você não possa se esbaldar no Mc Donalds da vida, há outras opções igualmente deliciosas e mais saudáveis.
Iogurte com bagas
Bagas, como amora, morango, framboesa e groselha, são ricas em antioxidantes. O que isso significa? Que têm propriedades redutoras da inflamação e que previnem danos ao pâncreas. O iogurte natural, por sua vez, reduz os níveis de açúcar graças à presença de probióticos e proteínas. Assim, impulsionam o metabolismo de alimentos com carboidratos.
Biscoito integral com queijo
Outra opção de lanche da noite para diabéticos é o biscoito integral com queijo. Mesmo que haja altos níveis de carboidratos no biscoito, os efeitos são invertidos pela gordura e fibra, que impedem a elevação da glicose.
Isso acontece porque, quando a pessoa ingere gordura advinda de derivados lácteos, acaba retardando a digestão dos carboidratos. Ademais, libera hormônios redutores de açúcar, bem como reduz os níveis de insulina.
Ovos cozidos
Você sabia que um só ovo cozido possui seis gramas de proteína? Além de saciar, evita que os níveis de açúcar no sangue subam após as refeições. Sem falar na prevenção à obesidade, perigosíssima para quem tem diabetes.
Pipoca
Siiim, você pode consumir uma pipoquinha como lanche da noite para diabéticos! Sabe por que? Olha só:
- tem baixas calorias
- rica em fibras
- ajuda a controlar o peso
- promove a redução dos níveis de açúcar
- ajuda a controlar o diabetes tipo 2
Porém, é melhor estourar sua própria pipoca em casa, uma vez que aquelas vendidas no mercado, como as embaladas para micro-ondas, são cheias de gorduras trans, sódio e outros ingredientes que fazem mal.
Wrap de peru
Quer dar uma variada? Então, aposte no wrap de peru, um sanduíche sem pão. Ué, como assim? Você usa as fatias de peru para envolver um item de baixo teor de carboidratos, como legumes e queijo. E por que esse lanche é bom para diabéticos à noite?
- baixo nível de carboidratos
- alto teor de proteína
- reduz o apetite
- controla os níveis de açúcar
Uma dica é rechear o seu wrap com cream cheese, pimentões e pepinos, por exemplo. Para variar o lanche, você pode substituir o peito de peru por folhas verdes, como couve.
Salada de atum
Não é de hoje que conhecemos os benefícios do peixe para a saúde, né? No caso do atum, você ganha proteína e ômega 3. Deste modo, controla os níveis de açúcar e reduz a inflamação. Por isso, é uma excelente opção de lanche para diabéticos à noite.
E é super simples de preparar! Você precisa, apenas, de atum combinado com outros ingredientes.
LEIA MAIS:
- Devo Tomar Ômega 3? Qual Horário Tomar? Por Quanto Tempo? Confira!
- Pode Tomar Remédio Com Leite? Corta O Efeito? A Ciência Responde – Confira!
Risoto low carb
Como assim, um risoto? O arroz não é rico em carboidratos? Este cereal, sim, mas você vai substituí-lo por couve-flor! Daí, é só acrescentar cebola, alho, azeite, ricota (preferencialmente, o creme), alho-poró e a proteína da sua preferência.
Lasanha de abobrinha
Outra substituição de um item rico em carboidratos para você fazer seu lanche da noite! A lasanha de abobrinha troca a massa por fatias do legume. Para rechear, use o molho de sua preferência.
Peixe empanado
De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, as fontes de carboidratos devem ser de origem vegetal, leguminosas ou cereais. Além disso, há orientações quanto ao consumo diário, que precisa ser individualizado.
De modo geral, de 45% a 65% das calorias diárias devem ser de carboidratos. Contudo, há que se atentar para o sódio e outros elementos nocivos à pessoa diabética presentes em peixe empanado.
E por que falamos tanta coisa para chegar até aqui? Porque, normalmente, as refeições embasadas no peixe empanado são ricas em calorias, gordura saturada e sódio. Além do peixe, vêm acompanhamentos, como batatas fritas e salada de repolho.
Então, para dar uma equilibrada, use flocos de milho crocantes para a crosta e asse tanto o peixe quanto as batatas, em vez de fritar.
Nachos
Por fim, os nachos são também uma boa opção de lanche da noite para diabéticos, mas com cautela. Os nachos, por si só, não são verdadeiros vilões. Pelo contrário, o problema está na forma como é servido.
Normalmente, o item vem como acompanhamento, já percebeu? Sem falar nos recheios, como chilli. Como resultado, a pessoa extrapola a recomendação de ingerir de 5% a 6% das calorias diárias reservadas para a gordura saturada.
Assim, quando for para aquele barzinho, faça dos nachos a sua refeição, não um aperitivo. E, para o recheio, troque a carne moída por frango, principalmente grelhado, e peça molho de queijo light.
Como saber quem precisa de lanches para diabéticos
Em primeiro lugar, é preciso fazer o diagnóstico correto da diabetes para, em seguida, executar o planejamento alimentar adequado. Normalmente, a pessoa com diabetes apresenta os seguintes sintomas:
- boca seca
- fome e sede excessivas
- aumento na frequência e volume urinários
- perda de peso
- dores pelo corpo
- queda na resistência a infecções
A partir daí, são feitos exames clínicos para identificar se há a diabetes, bem como o seu tipo. A diabetes tipo 1, por exemplo, começa em pessoas mais jovens, enquanto o tipo 2, que concentra a maior parte dos casos, aparece em adultos.
O planejamento alimentar deve ser realizado por um profissional da área de Nutrição, priorizando alimentos ricos em proteínas magras, fibras e gorduras boas. Logo, sua dieta deve ter:
- leite e derivados
- oleaginosas
- gorduras boas
- frutas
- carnes magras
- legumes
- leguminosas
- grãos integrais
O ideal é organizar suas refeições com intervalos de duas a quatro horas entre elas. Isso tem, por objetivo, evitar a hipoglicemia.
Em suma, os lanches da noite para diabéticos devem ter menor índice de carboidrato, a fim de que os níveis sejam desregulados. Por outro lado, é importante que sejam ricos em fibras e proteínas para aumentar a saciedade e equilibrar os índices glicêmicos. Vale, sempre, consultar um profissional da área para o planejamento alimentar adequado.
Vem ver mais receitas saudáveis para melhorar a sua alimentação! Temos dicas de como fazer uma crepioca de banana, além de um delicioso smoothie de pitaya.
Gostou do artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece!
0 comentários